Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Parlamento congratula seleção de futsal por título mundial

22 out, 2021 - 14:15 • Lusa

"Honrou o desporto português e os portugueses", assina o voto da Assembleia da República, aprovado por unanimidade.

A+ / A-

A Assembleia da República (AR) congratulou, esta sexta-feira, a seleção nacional masculina de futsal pela “brilhante prestação” no Mundial, no qual se sagrou campeã. Um título que “honrou o desporto português e os portugueses”.

Portugal sagrou-se no início do mês, pela primeira vez, campeão do mundo, ao vencer por 2-1 a Argentina na final, disputada em Kaunas, na Lituânia, a 03 de outubro.

Esta sexta-feira, em sessão plenária do parlamento, o voto de congratulação pela conquista do Mundial de futsal, proposto pelo presidente da AR, Eduardo Ferro Rodrigues, foi aprovado por unanimidade.

Ferro Rodrigues informou os deputados que estavam presentes nas galerias do parlamento "vários responsáveis por esta vitória", como Humberto Coelho, vice-presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), José Couceiro, vice-presidente, José Luís Mendes, treinador da seleção, e Euclides Vaz, guarda-redes conhecido por Bebé. Receberam uma longa ovação de pé de todo o plenário, antes mesmo da votação.

A AR congratula, assim, “os atletas da seleção nacional de futsal, bem como a equipa técnica e dirigentes" da FPF, "pela brilhante prestação" no Mundial, "que tanto honrou o desporto português e os portugueses”.

A seleção nacional de futsal junta o título de campeão mundial ao de campeão europeu, título alcançado em 2018. Algo que, de acordo com o mesmo voto, confirma "a excelência dos nossos atletas, bem como do trabalho sólido e consistente desenvolvido pela Federação Portuguesa de Futebol, os seus dirigentes e equipa técnica, na consagração do desporto nacional e das cores de Portugal”.

Além do título mundial coletivo, assinala-se a atribuição de galardões individuais a dois jogadores portugueses: “Ricardinho, capitão de Portugal, eleito Jogador do Torneio (Bola de Ouro), e Pany Varela, segundo melhor jogador (Bola de Prata) e segundo melhor marcador do campeonato (Bota de Prata), com oito golos.”

Portugal, que tinha como melhor resultado de sempre na competição o terceiro lugar alcançado em 2000, na Guatemala, tornou-se o quarto país a erguer o troféu, depois de Brasil, Espanha e Argentina, juntando o título mundial ao europeu, que conquistou, também pela primeira vez, em 2018, na Eslovénia.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+