Tempo
|
A+ / A-

Tóquio 2020

Autarca morde medalha de ouro de atleta japonesa e COI vai oferecer-lhe outra

13 ago, 2021 - 08:48 • Redação

Alguns apelidam o objeto de “medalha dos germes”, termo que rapidamente entrou nas tendências das redes sociais. Agora, o Comité Olímpico decidiu cobrir os custos de uma nova medalha de ouro.

A+ / A-

Uma atleta japonesa vai ver a sua medalha de ouro substituída, não porque tivesse algum defeito, mas porque o autarca da sua cidade decidiu trincá-la numa cerimónia de homenagem à atleta de softball Miu Goto.

Em contexto de pandemia de Covid-19, a atitude de Takashi Kawamura, autarca da cidade japonesa de Nagoya veio a ser muito criticada e não tardaram os comentários nas redes sociais.

Alguns apelidam o objeto de “medalha dos germes”, termo que rapidamente entrou nas tendências das redes sociais. Agora, o Comité Olímpico decidiu cobrir os custos de uma nova medalha de ouro.

"Para além de mostrar falta de respeito pelos atletas, fê-lo mesmo sabendo que [os atletas] têm colocado as medalhas em si próprios ou nos colegas de equipa durante as cerimónias de medalhas, como parte das medidas de prevenção de infeções. Desculpe, não consigo compreender", escreveu no Twitter a esgrimista japonesa Yuki Ota, medalhista de prata.

Até a Toyota, a proprietária da equipa para quem Goto joga, condenou o gesto, chamando-lhe "inapropriado" e "extremamente lamentável".

O autarca de 72 anos acabou por pedir desculpa pelo sucedido, que alegadamente suscitou mais de sete mil queixas às autoridades municipais.

"Esqueci-me da minha posição como autarca de Nagoya e agi de uma forma extremamente inapropriada", disse, acrescentando que queria pagar uma medalha de substituição.

Uma declaração dos organizadores de Tóquio 2020, na quinta-feira, disse que a substituição tinha sido acordada entre o Comité Olímpico Internacional e Goto. Segundo a nota, o Comité cobriria os custos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+