Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Tóquio 2020

Diário dos Jogos: Diploma olímpico no ciclismo encerra melhor participação portuguesa de sempre

08 ago, 2021 - 15:25 • Redação

Jovem ciclista Maria Martins terminou a prova de omnium de ciclismo de pista no sétimo lugar, no último dia dos Jogos Olímpicos. Estados Unidos subiram ao primeiro lugar do medalheiro.

A+ / A-

A participação portuguesa nos Jogos Olímpicos 2020, em Tóquio, terminou com a conquista de mais um diploma olímpico, o 15º para Portugal.

A jovem ciclista Maria Martins, de 22 anos, terminou a prova de omnium de ciclismo de pista no sétimo lugar, conquistando o diploma olímpico. A norte-americana Jennifer Valente conquistou o ouro, a japonesa Yumi Kajihara chegou à prata e a holandesa Kirsten Wild ficou com o bronze.

Portugal sai dos Jogos Olímpicos Tóquio2020, que terminam este domingo com a Cerimónia de Encerramento, com quatro medalhas: o ouro de Pedro Pichardo no triplo salto, disciplina que deu a prata a Patrícia Mamona, e os bronzes do judoca Jorge Fonseca e do canoísta Fernando Pimenta, além de 11 outros resultados entre o quarto e o oitavo lugar, que garantem o diploma olímpico.

Os resultados conquistados foram os melhores de sempre de Portugal nos Jogos Olímpicos.

Em entrevista à Renascença, José Manuel Constantino, presidente do Comité Olímico de Portugal, admite que o país pode chegar mais longe, mas tem de se esforçar para reter os talentos que tem.

"Alcançamos quatro posições de pódio, 15 diplomas, 36 resultados entre os 16 primeiros, realizamos 57 pontos entre as posições até ao oitavo lugar, e no passado o nosso máximo atingido foi 44. Portanto, o balanço final que faço é de facto um balanço positivo", afirmou.

Foi a melhor participação de sempre, para Portugal, mas ainda assim há países mais pequenos com mais medalhas, como o caso da Bélgica com sete, incluindo três de ouro. José Manuel Constantino reconhece que é possível potenciar, ainda mais, os talentos que temos.

"Esses países aproveitam os talentos que têm e, no âmbito do sistema de prática desportiva de alto rendimento ou excelência, pertenciam a essa capacidade. Creio que o caminho a seguir terá que ser nessa orientação: aproveitar os talentos desportivos que temos, a vontade desses talentos em dedicarem-se à prática desportiva de alto rendimento e levar o quadro da nossa participação desportiva internacional para valores ainda superiores aos que temos atualmente", vinca o presidente do COP.

Recorde na maratona, vitória americana nas medalhas

O queniano Eliud Kipchoge ganhou com segurança a maratona olímpica de Tóquio2020, disputada em Sapporo, defendendo com sucesso o título que conquistou no Rio2016.

Kipchoge, recordista mundial e com uma carreira recheada de sucessos em grandes provas, inicialmente em pista, destacou-se do grupo da frente pouco depois dos 32 quilómetros, para não mais ser alcançado e triunfar em 2:08.32 horas.

O queniano deixou a mais de um minuto e vinte segundos o surpreendente neerlandês Abdi Nageye (2:09.58) e o belga Bashir Abdi (2:10.00), que conquistaram a medalha de prata e de bronze, respetivamente, a maior diferença para o segundo classificado desde 1972, quando o norte-americano Frank Shorter venceu.

Os Estados Unidos subiram ao primeiro lugar do medalheiro no último dia do torneio e replicaram o feito conquistado em Londres2012 e Rio2016.

Tóquio 2020 deu 339 medalhas de ouro e os Estados Unidos venceram 39, contando ainda 41 pratas e 33 bronzes, para um total de 113 medalhas, contra 38 ouros em 88 pódios da China, segundo, 27 em 58 do Japão, terceiro, e 22 em 65 da Grã-Bretanha, quarto.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+