Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Presidente da República

Marcelo felicita Pichardo "em nome de Portugal e dos portugueses"

05 ago, 2021 - 07:17 • Redação com Lusa

Presidente da República destaca melhor participação nacional de sempre em Jogos Olímpicos, com quatro medalhas.

A+ / A-

O Presidente da República felicitou Pedro Pichardo, esta quinta-feira, pela conquista da medalha de ouro na prova do triplo salto de Tóquio 2020, destacando a melhor participação portuguesa de sempre.

“Naquela que já é a melhor participação de sempre de Portugal nos Jogos da Era Moderna, Pedro Pichardo alcançou a glória do ouro olímpico, a quinta destas medalhas na história de Portugal”, refere Marcelo Rebelo de Sousa, em mensagem no site oficial da Presidência da República.

O Presidente da República agradece, “em nome de Portugal e dos portugueses”, o desempenho do triplista, que se sagrou campeão olímpico, no Japão, com um salto de 17,98 metros, novo recorde nacional.

Portugal como nunca em Olimpíadas


É a primeira medalha de ouro para Portugal em Tóquio 2020, depois da de prata de Patrícia Mamona na prova feminina do triplo salto e das de bronze do judoca Jorge Fonseca e do canoísta Fernando Pimenta.

Portugal superou os resultados alcançados em Los Angeles 1984 e Atenas 2004, em que subira três vezes ao pódio. Passa a totalizar 28 medalhas em Jogos Olímpicos (cinco de ouro, nove de prata e 14 de bronze), 12 das quais no atletismo, modalidade que proporcionou os cinco títulos.

Pichardo, de 28 anos, efetuou o melhor salto, de 17,98 metros, à terceira tentativa, e bateu o seu o recorde nacional por três centímetros. Impôs-se ao chinês Yu Zhaming, com 17,57, e ao burquinense Fabrice Zango, com 17,47, que venceram as medalhas de prata e bronze, respetivamente.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+