Tempo
|
A+ / A-

Ginástica Artística

Simone Biles regressa aos Jogos Olímpicos na final da trave

02 ago, 2021 - 10:00 • Redação

Ginasta desistiu das finais de "all-around" (equipas e individual), salto e barras assimétricas por problemas de saúde mental.

A+ / A-

Veja também:


Simone Biles está de regresso à competição nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, para participar na final da trave.

"Estamos tão entusiasmados por confirmar que verão duas atletas norte-americanas na trave, amanhã [terça-feira] - Suni Lee e Simone Biles. Mal podemos esperar por ver-vos às duas", comunicou a Federação norte-americana de ginástica, esta segunda-feira, no Twitter.

Simone Biles desistira das finais de "all-around", por equipas e individual, de salto e de barras assimétricas, devido a problemas de saúde mental. A Federação tinha dito que a ginasta seria analisada dia a dia.

O dilema de Simone Biles


Simone Biles, de 24 anos, é considerada uma das melhores ginastas da história. Tem 25 medalhas em Mundiais, 19 delas de ouro, mais do que qualquer outra na história, e seis em Jogos Olímpicos, quatro de ouro.

No Japão, procurava tornar-se na primeira ginasta a revalidar o título olímpico no concurso completo em mais de 50 anos — ou seja, desde a checoslovaca Vera Caslavska (1968). Foi, contudo, traída pelos efeitos da pressão e aquilo que a treinadora norte-americana Christina Myers e a ginasta britânica Claudia Fragapane definiram como “twisties” à BBC.

Trata-se de um conflito interior comum na ginástica artística. “É um bloqueio mental que leva à perda do sentido de espaço e dimensão e consequente controlo do corpo, impedindo a segura receção no solo. Acontece quando o corpo e a mente desconectam”, explicou Myers.

A própria Simone Biles, em declarações ao programa "TODAY", da NBC, depois da desistência, afirmou que se sentia bem fisicamente, mas que “emocionalmente, varia com o tempo e o momento”.

“Vir para os Jogos Olímpicos e ser a principal estrela não é tarefa fácil”, explicou a ginasta norte-americana, após a final por equipas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+