Tempo
|
A+ / A-

Dorian Ketela. Refugiado exilado em Portugal bate recorde pessoal em Tóquio

31 jul, 2021 - 14:29 • Redação

O velocista congolês de 22 anos, que foi acolhido em Portugal como refugiado, competiu pela a equipa olímpica de refugiados e registou dois novos recordes pessoais.

A+ / A-

O sportinguista Dorian Keletela fez a sua estreia olímpica este sábado, nos 100 metros, com um recorde pessoal de 10,33 segundos.

O velocista congolês de 22 anos, acolhido em Portugal como refugiado em 2016, competiu pela a equipa olímpica de refugiados (29 atletas de 12 modalidades) e registou dois novos recordes pessoais.

Já o português Carlos Nascimento despediu-se dos Jogos Olímpicos, com uma marca de 10,37 segundos.

Nos 100 metros, o melhor tempo que Dorian tinha conseguido, até agora, era de 10,46 segundos. Em Tóquio, ganhou a sua série na terceira eliminatória com um tempo de 10,33 segundos, e depois foi eliminado, mas voltou fazer um tempo abaixo da sua melhor marca: 10,41 segundos.

O treinador do congolês, desde janeiro, é Francis Obikwelu, vice-campeão olímpico (2004) e recordista europeu e português nos 100 metros (9,86 segundos em 2004).

Dorian teve de se qualificar para Tóquio tal como os outros atletas, mas com regras um pouco diferentes. Não teve de fazer marca para se qualificar, mas precisou de ser o melhor velocista entre os refugiados a nível mundial.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+