Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Atletismo

"Sprinter" suíço suspenso por doping e falha Jogos Olímpicos

28 jul, 2021 - 08:03 • Redação

Alex Wilson foi suspenso provisoriamente e não vai poder estar em Tóquio 2020. Já em julho, bateu o recorde europeu dos 100 metros de Francis Obikwelu, mas a marca não foi homologada.

A+ / A-

Veja também:


O suíço Alex Wilson foi suspenso provisoriamente por violação das regras de doping e vai falhar os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, anunciou esta quarta-feira a Federação Suíça de Atletismo.

O "sprinter", de 30 anos, testou positivo à trembolona, um esteróide, a 15 de março, o que levou a Unidade de Integridade do Atletismo (UIA) a suspendê-lo à última hora, pela primeira vez na carreira. Wilson alega que foi infetado por carne de vaca num restaurante nos Estados Unidos.

Uma explicação que a Justiça suíça aceitou, levantando a suspensão. No entanto, a UIA recorreu e, quatro meses depois, o Tribunal Arbitral do Desporto decidiu a favor da agência antidoping e repôs a suspensão, ainda que de forma provisória. Alex Wilson arrisca uma pena pesada.

A 18 de julho, Alex Wilson correu 9.84 nos EUA e bateu o recorde da Europa dos 100 metros, superando os 9.86 segundos do português Francis Obikwelu (Atenas 2004) e do francês Jimmy Vicaut (2015 e 2016). Contudo, a marca não foi homologada, por problemas com o cronómetro da prova. Até aí, o recorde pessoal do suíço era de 10.08 segundos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+