Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Tóquio

Skater de 13 anos é a mais jovem a conquistar medalha de ouro nos Jogos Olímpicos em 60 anos

26 jul, 2021 - 08:55 • Redação

Aos 13 anos e 330 dias, Momiji Nishiya torna-se, em Tóquio 2020, a atleta mais nova medalhada da história do Japão.

A+ / A-
Foto: Lucy Nicholson/Reuters
Foto: Lucy Nicholson/Reuters
Foto: Naoki Morita/AFLO SPORT/Reuters
Foto: Naoki Morita/AFLO SPORT/Reuters

Veja também:


Momiji Nishiya, de 13 anos, venceu o torneio feminino de skate dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, na madrugada desta segunda-feira, e tornou-se a mais jovem atleta a conquistar uma medalha de ouro em 61 anos.

Em Roma 1960, o alemão Klaus Zerta venceu o ouro em remo aos 13 anos e 283 dias. Antes, em Berlim 1936, a norte-americana Marjorie Gestring tornara-se a mais jovem medalha de ouro da história dos Jogos Olímpicos, com 13 anos e 268 dias, um recorde que dura até hoje.

Com 13 anos e 330 dias, Momiji Nishiya torna-se, assim, a terceira mais jovem a conquistar uma medalha de ouro. É, também, a mais jovem atleta japonesa medalhada — ouro, prata ou bronze — em Olimpíadas.

Numa prova dominada por adolescentes, a brasileira Raysa Leal, de 13 anos, ficou com a prata e a também japonesa Funa Nakayama, de 16, conquistou o bronze. Um pódio com média de idades de 14 anos e 191 dias, o mais jovem de sempre em competições individuais.

Nishiya completou a "dobradinha" japonesa na estreia olímpica do skate. O torneio masculino fora ganho pelo compatriota Yuto Horigome.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+