Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Diário dos Jogos: Boa onda portuguesa em Tóquio

25 jul, 2021 - 16:45 • Redação

Gustavo Santos trouxe um diploma para Portugal na estreia do skate e Teresa Bonvalot ficará para a história como a primeira mulher a apanhar uma onda em Jogos Olímpicos. Filipa fez o seu "Martins" nas paralelas assimétricas e estamos na final de dressage, num dia marcado por um momento insólito no ciclismo e uma derrota inesperada no basquetebol.

A+ / A-

Veja também:


A estreia do surf e do skate em Jogos Olímpicos, com portugueses em ação e a fazer história, uma derrota inesperada no basquetebol e um momento insólito no ciclismo foram alguns dos destaques deste domingo nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020.

Teresa Bonvalot inscreveu o seu nome na maior prova desportivo mundial. A surfista portuguesa tornou-se na primeira mulher a apanhar uma onda em Jogos Olímpicos e passou à terceira ronda, onde vai defrontar a brasileira Silvana Lima, vice-campeã do mundo em 2008 e 2009.

A surfista portuguesa Yolanda Sequeira também se qualificou para a terceira ronda da prova feminina dos Jogos de Tóquio, ao vencer a segunda bateria da repescagem.

O skate é outra das novidades de Tóquio 2020. Atormentado por uma lesão no ombro, Gustavo Ribeiro, de 20 anos, foi oitavo classificado na final da prova de rua e garantiu um diploma, o segundo para Portugal, depois da judoca Catarina Costa ter ficado em 5.lugar, no sábado, na categoria de -48 quilos.


A representante portuguesa na ginástica artística, Filipa Martins, competiu este domingo e esteve perto de chegar à final de paralelas assimétricas. A atleta do Acro Clube da Maia somou 14.300 pontos naquela disciplina, executando o movimento criado por si, o “Martins”, mas não conseguiu ficar entre as oito melhores que vão marcar presença na final.

Na sua segunda participação em Jogos Olímpicos, a ginasta portuguesa terminou qualificação “all-around”, a soma das quatro disciplinas, com um total de 52.298 pontos.

A equipa portuguesa garantiu este domingo a qualificação para a final de dressage (ensino) dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, com uma boa prestação de João Torrão e do cavalo Equador. Rodrigo Torres também está na final individual.


No Centro Aquático de Tóquio, Francisco Santos bateu o recorde nacional, dos 100 metros costas, que é agora de 54,35 segundos, mas não conseguiu uma vaga na final.

A participação portuguesa no ténis disse "adeus" a Tóquio 2020, com João Sousa a ser eliminado na primeira ronda pelo checo Peter Machac, por 2-1. O tenista vimaranense ganhou o primeiro encontro, por 7-6, mas perdeu os seguintes pelos parciais de 6-4 e 6-4.

A judoca Joana Ramos também foi afastada na primeira ronda da categoria de -52 quilos, ao perder com a norte-americana Angelica Delgado, por ippon.


As coisas também não correram bem a Shao Jieni, no ténis de mesa. Depois de uma reviravolta épica na primeira jornada, a atleta luso-chinesa perdeu este domingo com Yu Mengyu, de Singapura, por 4-0.

Os remadores portugueses Pedro Fraga e Afonso Costa falharam o apuramento para as meias-finais da prova de "double-scull" ligeiro , por oito centésimos de segundo. Vão agora disputar na terça-feira a final C.

Na vela, Carolina João terminou o primeiro dia de regatas da classe Laser radial na 37.ª posição.

Neste primeiro domingo de Jogos Olímpicos, a seleção francesa masculina de basquetebol acabou com uma longa série de 25 vitórias dos Estados Unidos, que não perdiam em olimpíadas desde Atenas 2004, e o recorde olímpico dos 100 metros costas foi batido três vezes no espaço de apenas seis minutos e está agora na posse da australiana Kaylee McKeown.

O momento insólito do dia aconteceu no ciclismo, na prova de fundo feminina. A holandesa Annemiek van Vleuten festejou efusivamente a vitória, mas, afinal, tinha ficado em segundo lugar. A austríaca Anna Kiesenhofer já tinha cortado a meta.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+