Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Tóquio 2020

Presidente do Comité português encontrou ambiente "distendido" na Aldeia Olímpica

22 jul, 2021 - 17:20 • Pedro Mesquita , Inês Braga Sampaio

José Manuel Constantino garante à Renascença que o entusiasmo entre os participantes não diminuiu com as notórias restrições impostas devido à pandemia da Covid-19. Por outro lado, Tóquio é uma cidade divorciada dos Jogos Olímpicos.

A+ / A-

O presidente do Comité Olímpico de Portugal (COP) encontrou um ambiente "distendido" e "positivo" na Aldeia Olímpica de Tóquio 2020.

É esta a expressão utilizada por José Manuel Constantino, em entrevista à Renascença, acerca do impacto das restrições impostas devido à Covid-19 sobre o ambiente vivido na véspera do arranque dos Jogos Olímpicos.

"Apesar de as pessoas estarem sujeitas a regras mais severas, a terem de fazer testes diários, a terem de andar com máscara, [apesar de] o ambiente na aldeia ter contactos sociais mais reduzidos, não encontrei nenhuma situação que possa ser considerado para além daquilo que se dizia. Pelo contrário. Devo até dizer que almocei e jantei lá [Aldeia Olímpica] e vi um ambiente perfeitamente distendido", assinala.

Ainda assim, os atletas estão "numa espécie de 'bolha', sujeitos a testes diários e sentados à mesa com separadores laterais e frontais de acrílico", "mudanças em relação ao habitual" que não passam despercebidas. No entanto, no geral, o ambiente é "positivo" e "perfeitamente calmo":

"Do ponto de vista da Missão olímpica nacional, o que vi foi as pessoas prepararem-se e concentrarem-se para as primeiras competições, que se vão iniciar já no sábado. (...) Portanto, apesar da circunstância de os Jogos estarem a ser realizados numa situação excecional, não encontrei alterações significativas em relação àquilo que é habitual."

Orgulhar os portugueses numa cidade "fantasma"


Já em relação à cidade de Tóquio, o presidente do COP revela que encontrou uma cidade confinada: "Não percebi nada, não sinto nada, não vejo bandeiras, não vejo 'outdoors'. O que posso dizer é que à superfície não se encontram nenhuns sinais de que se vão realizar os Jogos."

"No aeroporto, encontravam-se alguns 'outdoors' e alguns placards indicativos da realização dos Jogos, mas não sei se foram feitos agora ou se já vinham [de 2020]. Mas eu estou de algum modo confinado, sujeito a um regime em que só me é permitido deslocar-me do hotel para os locais de competição ou para a Aldeia Olímpica. Na viagem que fiz para a Aldeia Olímpica, que são cerca de 20 minutos, não encontrei nada de anormal a não ser que não se vê pessoas e o trânsito é diminuto", relata.

Da cerimónia de abertura de sexta-feira, José Manuel Constantino sabe apenas está confinada aos dignatários de alguns, "poucos", países, aos convidados do Japão, aos presidentes e secretários gerais dos Comités Olímpicos nacionais e ao Comité Olímpico Internacional.

"Pelas minhas contas, creio que o número de pessoas presentes na cerimónia não deve ultrapassar as mil", refere, nesta entrevista.

Quanto às previsões para Tóquio 2020, o presidente do COP espera que a seleção nacional obter "bons resultados" que valorizem a Missão olímpica portuguesa e "que orgulhem os portugueses".

"Que a presença de Portugal nestes Jogos Olímpicos possa ter um balanço positivo. Essa é a minha expectativa e a minha esperança. Estou certo de que há valor desportivo suficiente na nossa Missão olímpica para que esse desiderato possa ser alcançado", conclui.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+