Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Ciclismo

Presidente da Federação lamenta e está "triste" com caso de Raúl Alarcón

10 mar, 2021 - 17:42 • José Barata

Delmino Pereira revela em Bola Branca que estão a ser feitos progressos para evitar que no futuro aconteçam situações idênticas.

A+ / A-

O presidente da Federação de Ciclismo Delmino Pereira diz-se triste com o caso que atingiu Raúl Alarcón.

O ciclista espanhol perdeu as Voltas a Portugal de 2017 e 2018, para Amaro Antunes e Joni Brandão, respetivamente, após ter sido suspenso por quatro anos pela União Ciclista Internacional (UCI), devido a anomalias no passaporte biológico (uso de métodos e/ou substâncias proibidas), entre 21 de outubro de 2019 e 23 de outubro de 2023.

Delmino Pereira lamenta o sucedido e sublinha que é preciso evitar situações idênticas.

"É com tristeza que recebi a notícia sobre o Raúl Alarcón porque vem numa fase em que nós estamos com um forte plano de credibilização do ciclismo e temos vindo a estabilizar e a prestigiar a modalidade. Esta situação para nós é muito desagradável e lamento imenso. É um problema que estamos a lutar para que estes casos não voltem a acontecer e penso que estamos no caminho certo. Aumentámos muito o controlo aos atletas feito fora de competição. Neste momento estamos em conversações com as equipas continentais, com a Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais e com os organizadores para elevarmos os padrões éticos e desportivos, que permitam evitar situações destas no futuro", revela.

Nesta entrevista a Bola Branca, Delmino Pereira fala da Volta a Portugal deste ano, desejando que esta vá para a estrada em agosto.

"Encontrámos a fórmula de organização da Volta em tempos de pandemia. E a fórmula deste ano será igual aquela que aconteceu o ano passado, porque foi uma Volta bem sucedida e correu bem. Esperamos que este ano ela se consiga realizar com maior normalidade e se mantenha a data tradicional, e que decorra entre 4 e 15 de agosto, e que não seja necessária uma solução alternativa", conclui.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+