Tempo
|
A+ / A-

Comité Olímpico defende vacinação da missão portuguesa para Tóquio 2020

22 jan, 2021 - 10:06 • Redação com Lusa

Direção-Geral da Saúde avalia pedido. São cerca de 200 pessoas abrangidas. Vacinação não é requisito exigido pela organização dos Jogos.

A+ / A-

Veja também:


A vacinação contra a Covid-19 de cerca de duas centenas de pessoas afetas à missão de Portugal para os Jogos Olímpicos Tóquio 2020, no verão, está em cima da mesa, disse à Lusa o Comité Olímpico de Portugal.

“Essa questão [de vacinar atletas e equipa técnica integrados no programa olímpico] já foi suscitada à Direção-Geral da Saúde, naturalmente solicitando que os atletas e toda a missão possam ter acesso à vacina em tempo de poder estar sem quaisquer problemas nos Jogos”, revelou o secretário-geral do Comité Olímpico de Portugal (COP), José Manuel Araújo.

Após um primeiro contacto iniciado pelo COP, a resposta veio por intermédio do coordenador do plano de vacinação contra a Covid-19, Francisco Ramos, que questionou “o número de pessoas abrangidas”, que segundo o secretário-geral ronda as duas centenas de pessoas.

Essa resposta, espera o COP, permitirá continuar “a conversa” sobre a vacinação dos atletas e equipa técnica, algo que “seria importante” e “o mais breve possível” para permitir “que a missão esteja mais tranquila e a viajar e preparar-se sem dificuldades”.

“Libertaria [os atletas] das dúvidas que têm, porque a qualquer momento podem estar infetados” e falhar provas de apuramento, acrescentou.

Araújo frisou ainda que a organização japonesa não tem como obrigatória a vacinação dos atletas, ainda que tenham surgido várias notícias a levantar essa possibilidade, que considera permitir trabalhar com menos receio de infeções em torno de eventos de qualificação.

Os Jogos Olímpicos de Tóquio adiados para 2021, devido à pandemia de Covid-19, têm arranque previsto para 23 de julho.

A pandemia de Covid-19 provocou, pelo menos, 2.075.698 mortos resultantes de mais de 96,8 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 9.686 pessoas dos 595.149 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+