Tempo
|
A+ / A-

Ciclismo

Edição especial da Volta a Portugal mantém subidas à Senhora da Graça e Torre

09 set, 2020 - 12:00 • Redação com Lusa

Serão oito etapas, mais prólogo, entre 27 de setembro e 5 de outubro, do arranque em Fafe ao contrarrelógio de Lisboa.

A+ / A-

A edição especial da Volta a Portugal em bicicleta vai ligar Fafe a Lisboa, entre 27 de setembro e 5 de outubro. O percurso de 1183,9 quilómetros inclui subidas à Senhora da Graça e à Torre.

Conforme anunciado esta quarta-feira, o arranque da edição especial da prova rainha do calendário nacional acontece em Fafe, uma das paragens habituais da Volta a Portugal, com um prólogo de sete quilómetros que entregará a primeira amarela.

Logo ao segundo dia, os ciclistas enfrentam a etapa mais longa da competição, uma ligação de 180 quilómetros entre Montalegre e o alto de Santa Luzia, em Viana do Castelo. Estará instalada uma contagem de montanha de terceira categoria coincidente com a meta.

Segunda e quarta etapas são as mais duras


O primeiro grande teste aos favoritos está reservado para a segunda etapa, que começa em Paredes e termina, depois de ultrapassados 167 quilómetros, no alto da Senhora da Graça, em Mondim de Basto.

Na mesma tirada, a 29 de setembro, o pelotão enfrentará outras duas outras contagens de primeira categoria, na serra do Marão (aos 96 quilómetros) e no Barreiro (131,7).

Os "sprinters" deverão ter uma oportunidade no final dos 171,9 quilómetros da terceira etapa, entre Felgueiras e Viseu.

Na quarta etapa, que pode ser decisiva para a classificação geral final, há 148 quilómetros para percorrer entre a Guarda e o ponto mais alto de Portugal Continental, a Torre.

A meta, coincidente com um prémio de montanha de categoria especial, será alcançada pela vertente que muitos consideram a mais exigente da serra da Estrela, a subida de 20,2 quilómetros desde a Covilhã, com passagem pelas Penhas da Saúde. A escalada de segunda categoria nas Penhas Douradas (ao quilómetro 72,5) e a subida de terceira categoria em Sarzedo (111) completam a ementa montanhosa do dia.

A quinta etapa, que vai ligar Oliveira do Hospital a Águeda, ao longo de 176,3 quilómetros, dará nova hipótese de vitória aos mais velozes.

Efemérides celebradas nas etapas finais


A Volta a Portugal assinala o cinquentenário da primeira vitória de Joaquim Agostinho com 155 quilómetros entre as Caldas da Rainha e Torres Vedras.

Loures, onde a República foi declarada um dia antes do resto do país, a 4 de outubro de 1910, assinala a efeméride com o arranque da sétima etapa, que terminará em Setúbal, já depois de uma subida de segunda categoria na Arrábida, a 13,4 quilómetros da chegada, e de percorridos 161 quilómetros.

No dia em que se celebram oficialmente 110 anos da Implantação da República Portuguesa, Lisboa vai coroar o vencedor da Volta a Portugal de 2020.

O dono da camisola amarela será encontrado no final do contrarrelógio de 17,7 quilómetros, que parte da Avenida Ribeira das Naus para chegar na Praça do Comércio, depois de percorridas algumas das artérias mais simbólicas da zona ribeirinha e da baixa da cidade.

Em tempos de pandemia da Covid-19, a Federação Portuguesa de Ciclismo abdicou da habitual apresentação física e preferiu detalhar o percurso da "prova rainha" em comunicado.

A Volta a Portugal de 2020 estava originalmente agendada para o período entre 29 de julho e 9 de agosto, mas foi adiada devido à pandemia do novo coronavírus.

Percurso:


27 set: Prólogo, Fafe – Fafe, 7 km (CRI).

28 set: 1.ª Etapa, Montalegre - Santa Luzia (Viana do Castelo), 180 km.

29 set: 2.ª Etapa, Paredes – Senhora da Graça (Mondim de Basto), 167 km.

30 set: 3.ª Etapa, Felgueiras – Viseu, 171,9 km.

01 out: 4.ª Etapa, Guarda – Torre (Covilhã), 148 km.

02 out: 5.ª Etapa, Oliveira do Hospital – Águeda, 176,3 km.

03 out: 6.ª Etapa, Caldas da Rainha – Torres Vedras, 155 km.

04 out: 7.ª Etapa, Loures – Setúbal, 161 km.

05 out: 8.ª Etapa, Lisboa – Lisboa, 17,7 km (CRI).

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+