09 mai, 2024 - 09:23 • Eduardo Soares da Silva
O internacional português Ukra anunciou o final da carreira na gala do 85.º aniversário do Rio Ave.
O avançado de 36 anos, usado em apenas seis jogos esta temporada, vai acabar a época antes de oficialmente dar por concluída uma carreira de mais de 15 anos como profissional.
"Estou muito orgulhoso por tudo o que fiz enquanto jogador. Isto está a chegar ao fim. É certo que estes serão os meus últimos jogos. Sinto-me muito feliz com o trajeto que fiz e do reconhecimento que tenho, não só no Rio Ave, como a nível nacional. É um orgulho que muita gente se identifique com o Ukra jogador e pessoa", disse, citado pelo "Maisfutebol".
Ukra diz-se "satisfeito" por uma "carreira de sucesso": "Não pelos títulos conquistados, mas porque em todos os clubes atingi sempre os objetivos propostos. Por isso, só tenho de estar feliz e orgulhoso".
Já com participações ocasionais na SportTV, Ukra garante que o futuro "passará pela televisão", revelando ainda um convite para ser embaixador da Liga de Clubes.
Formado no Famalicão e FC Porto, Ukra representou o Varzim, Olhanense, Sporting de Braga, Rio Ave, Al-Fateh, CSKA Sofia, Santa Clara e Rio Ave. No FC Porto, com oito jogos disputados na história época de 2010/11, venceu uma Liga Europa, um campeonato, uma Taça de Portugal e uma Supertaça. Foi, ainda, campeão da II Liga duas vezes.
O Rio Ave foi o clube que mais representou, com 204 jogos. Representou o clube entre 2012 e 2016 e regressou, recentemente, em 2021, na II Liga. Tem vindo a perder espaço nas opções de Luís Freire, assumindo um papel mais preponderante no balneário da equipa.
Fez 244 jogos na I Liga e foi internacional português numa ocasião, em 2015, num amigável frente a Cabo Verde, um jogo de várias estreias promovidas por Fernando Santos.