Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Conferência Bola Branca

José Lima: "Os negócios e os milhões por vezes colocam em causa os valores do desporto"

18 mai, 2023 - 12:33 • Carlos Dias

No lançamento da 2ª Conferência Bola Branca “Talento, Ética e Igualdade”, o coordenador do Plano Nacional de Ética no Desporto explica o trabalho feito para promover os valores do desporto e explica as principais ameaças que o desporto enfrenta.

A+ / A-

José Lima é o atual coordenador do Plano Nacional de Ética no Desporto (PNED), que procura lançar um conjunto de iniciativas que divulguem os valores éticos do desporto, como o respeito, cooperação e "fair play".

No lançamento da 2ª Conferência Bola Branca “Talento, Ética e Igualdade”, que se realiza a 22 de maio, o coordenador do PNED explica o trabalho desenvolvido pela equipa e também as principais ameaças aos valores do desporto no futebol moderno em Portugal.

Há uma preocupação com a ética nos clubes portugueses?

Ao nível dos clubes de topo, na formação há uma grande e genuína preocupação, com equipas fantásticas na formação dos seus atletas. Entra-se noutro campo, na dimensão da SAD. Há problemáticas que colocam em causa os valores do desporto por vezes: os negócios e os milhões. Cria-se um desequilíbrio no que o desporto tem de bom. O poder e influência levam a estes problemas.

O cartão branco tem sido uma iniciativa de sucesso?

Tem havido um aumento consistente das amostragens, mas gostaria de desafiar e aproveitar a presença de presidentes de Federações que vocês vão ter na conferência: por que não levar o cartão branco para os escalões profissionais? É um desafio interessante, o cartão branco revela e manifesta o que há de bom no desporto, como o "fair play".

O cartão já está bem introduzido e adaptado no futebol nacional nos escalões de formação?

No início os próprios árbitros e dirigentes desconfiavam do cartão e até gozavam com o objetivo dele. Pela persistência fomos introduzindo. Os árbitros, depois de uma certa resistência, perceberam a capacidade que tem. É curioso que o objetivo eram os escalões de formação, mas as próprias dederações viram o potencial e passaram para os séniores e outras modalidades.

O trabalho do PNED tem um objetivo final ou é de permanência?

Ainda ontem vimos buscas nas SAD dos principais clubes do país. As ameaças ao desporto são uma permanência, como os pais que não se sabem comportar nos estádios. É um desafio constante, são dificuldades que nunca vão desaparecer porque derivam dos limites e problemas do ser humano e da sociedade, que são vividas também no desporto. O nosso dever e trabalho é, por isso, permanente e não podemos desistir.

Discute-se cada vez mais o tema da ética no Desporto por consequência do vosso trabalho?

Penso que o plano provocou a presença do tema da ética e dos valores, quer nos clubes, quer na comunicação social. Levou a essa presença mais assídua do tema. Houve também aspetos mais concretos como o cartão branco, que é uma marca que estamos a deixar, e a criação da certificação da bandeira da ética, de boas práticas ao nível dos valores,

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+