Tempo
|
A+ / A-

​“Operação Penálti”. Buscas no Sporting são relativas a antigos jogadores

17 mai, 2023 - 19:31 • Rui Viegas , Pedro Castro Alves com Redação

Em causa está documentação ligada aos ex-jogadores Bas Dost, Rúben Semedo, Battaglia, Beto e Schelotto, ao que Bola Branca apurou.

A+ / A-

As buscas da Autoridade Tributária às instalações do Sporting, que decorreram esta quarta-feira, estão ligadas a documentos relativos aos ex-jogadores Bas Dost, Rúben Semedo, Rodrigo Battaglia, Beto Pimparel e Ezequiel Schelotto, ao que apurou a Renascença.

O guarda-redes português Beto, formado no Sporting, regressou em 2016/17 e voltou a sair na época seguinte. O defesa italiano Schelotto esteve em Alvalade entre 2015/16 e 2016/17. O defesa português Semedo também terminou a formação no Sporting e foi vendido em 2017/18. O médio argentino Battaglia esteve ligado aos leões entre 2017/18 e 2021/22. O avançado neerlandês Dost foi jogador do Sporting de 2016/17 a 2019/20.

Para além do clube de Alvalade, foram executados, por suspeitas de fraude e fraude qualificada, 67 mandados de busca, três dos quais a SAD e 28 a escritórios de advogados, empresas de contabilidade e empresas de agentes de desportivos.

No caso do Benfica, as buscas às instalações foram motivadas, segundo pelas suspeitas em relação às transferências dos jogadores Gonçalo Guedes, Rafa, Vlachodimos e Chiquinho, segundo o jornal "Observador". Nomes que se juntam a uma lista que incluía já Jonas, Gaitan, Júlio César, Bernardo Silva, João Cancelo e André Gomes.

Os diversos processos-crime foram instaurados por "suspeitas da prática de atos passíveis de configurar ilícitos criminais de fraude qualificada", numa operação batizada com o nome de "Penálti".

Sporting e Benfica confirmaram as buscas em comunicado à Lusa. O Porto também confirmou, em nota no site oficial, em que garantiu estar pronto para "disponibilizar todos os elementos" que lhe sejam solicitados.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+