Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

I Liga

Eliminação do Famalicão na Taça confirma Europa para o sexto classificado

05 mai, 2023 - 10:57 • Redação

Vaga de apuramento para a Liga Europa passa para o quarto classificado do campeonato.

A+ / A-

A eliminação do Famalicão da Taça de Portugal confirma que o sexto lugar da I Liga dará qualificação para a Liga Conferência na próxima temporada.

Por definição, a vaga de qualificação para a Liga Europa vai para o vencedor da Taça de Portugal. No entanto, com a eliminação do Famalicão e a confirmação de uma final entre Porto e Sporting de Braga - duas equipas já sem hipótese matemática de terminarem abaixo do quinto lugar -, fica confirmada uma vaga extra de qualificação europeia para o campeonato.

O quarto lugar, atualmente ocupado pelo Sporting, daria apuramento para a terceira pré-eliminatória da Liga Conferência, mas passa a permitir apuramento direto para a fase de grupos da Liga Europa.

A noite de quinta-feira também significou que o Sporting já sabe que disputará, pelo menos, a Liga Europa na próxima época, uma vez que já não pode terminar abaixo do quarto posto.

Ainda a sonhar com o terceiro lugar e apuramento para a Champions, os leões já sabem que, no pior dos cenários, disputarão a Liga Europa, o que não aconteceria se o Famalicão vencesse a Taça de Portugal.

Nas contas do campeonato, o quinto lugar, atualmente ocupado pelo Arouca, passa a dar qualificação para a terceira pré-eliminatória da Liga Conferência, enquanto que o sexto lugar - que por definição não dá acesso à Europa -, passa a apurar para a segunda pré-eliminatória da Liga Conferência.

Este é um cenário que tem acontecido com regularidade desde que Portugal conquistou uma terceira vaga na Liga dos Campeões.

Na temporada passada, o Porto conquistou a Taça de Portugal, o que qualificou o Vitória de Guimarães para a Liga Conferência no sexto lugar. Em 2020/21, o Sporting de Braga venceu a Taça e o Santa Clara apurou-se para as provas europeias.

Esta temporada e com quatro jornadas por disputar, o Vitória de Guimarães está no 6.º lugar, com 44 pontos, seguido do Famalicão, com 42 pontos.

Desportivo de Chaves, com 40, Vizela e Casa Pia, com 39, e Rio Ave, com 38, ainda espreitam uma possibilidade de chegarem ao sexto lugar.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+