Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Proença pede igualdade fiscal para o futebol reter talento

29 mar, 2023 - 15:22 • Pedro Castro Alves , Inês Braga Sampaio

Presidente da Liga Portugal avisa que, se o futebol não for equiparado a outros setores com impacto semelhante no PIB, não conseguirá manter o talento português em casa.

A+ / A-

O presidente da Liga Portugal, Pedro Proença, apela à igualdade, a nível fiscal, do futebol, em relação a outros setores com impacto semelhante no Produto Interno Bruto (PIB), de modo a conseguir reter o talento nacional.

Em declarações aos jornalistas, esta quarta-feira, após ter falado na Assembleia da República, Proença mostrou preocupação com a posição do campeonato português no "ranking" da UEFA e pediu ajuda ao Estado.

"Há uma preocupação da Liga Portugal, neste momento, relativamente à posição em que se encontra o futebol português no 'ranking' europeu. Aquilo que pedimos é que o poder legislativo perceba e nos coloque exatamente no mesmo parâmetro, porque se queremos continuar a fazer a retenção do jovem jogador português temos de ter enquadramentos técnico-legais e fiscais que permitam essa capacidade de retenção", afirmou.

Proença considera que o futebol "está a ser descriminado", em relação a outras áreas de atividade com contribuição equiparável para o PIB.

"É uma atividade que tem de ser apoiada. Os números falam por sí", declarou.

O presidente da Liga foi ouvido, esta quarta-feira, na Assembleia da República, em comissão parlamentar sobre reparação de danos emergentes de acidentes de trabalho dos praticantes desportivos profissionais.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+