Tempo
|
A+ / A-

I Liga

Armando Evangelista regressa a casa em busca de conforto para o Arouca

10 mar, 2023 - 14:50 • Redação com Lusa

Natural de Guimarães, formado no Vitória como jogador e treinador, Evangelista espera lá triunfar pelos arouquenses.

A+ / A-

O treinador do Arouca, Armando Evangelista, assume que um resultado positivo na deslocação a Guimarães "poderá dar um conforto enorme" à sua equipa na classificação.

Atualmente com 34 pontos no campeonato, numa situação que deixa o Arouca longe dos lugares de despromoção, Evangelista abordou a importância da partida com o Vitória de Guimarães, quinto classificado do campeonato e concorrente direto dos arouquenses aos lugares europeus, sem modificar o objetivo do clube, a manutenção no principal escalão matematicamente assegurada.

"[Um bom resultado] poderá dar um conforto enorme e ditar aquilo que poderão ser os próximos jogos do Arouca e a forma como olhamos para eles. Os últimos posicionados na tabela têm jogos difíceis, há jogos entre eles. Parece-me que poderá determinar muito daquilo que pode ser o resto da época, sem dúvida", diz o técnico, em conferência de imprensa.

O treinador do Arouca, que iniciou as carreiras de treinador e jogador no Vitória de Guimarães, afirma que a sua ligação ao adversário "não vai aumentar o grau de dificuldade" e sublinha o melhor momento da época dos vimaranenses, que venceram cinco dos últimos seis jogos no campeonato.

"O grau de dificuldade prende-se pelo facto de, nos últimos seis jogos, terem vencido cinco, o que é demonstrativo do momento que atravessam. Jogando em casa, passando uma boa fase, com um público que puxa muito, sabemos as dificuldades que vamos encontrar. Agora, compete-nos a nós fazer aquilo que temos vindo a fazer, que é lutar contra isso mesmo, ir à procura dos pontos e estar concentrados", sublinha.

Evangelista refere também que a sequência de jogos do adversário, "só por si, não ganha jogos" e define a "entreajuda e capacidade de sofrimento que o Arouca tem demonstrado" como os trunfos da equipa, assegurando que a formação da Serra da Freita "não sai da vila [Arouca] derrotada" à partida.

Alan Ruiz, que viu quinto amarelo da época no jogo com o Boavista, é baixa para a deslocação a Guimarães e, apesar de reconhecer que se trata de um jogador "importante, o treinador confia na alternativa que vai escolher.

"É óbvio que o Alan [Ruiz] tem a influência que tem e não vamos aqui andar a dizer que não é importante. Por ser importante é que tem os jogos que tem, os minutos que tem, a influência. Mas, quando construímos um plantel, sabemos que há lesões, castigos, baixas de forma e procuramos que a equipa seja equilibrada. Não é a primeira vez que ele não vai jogar e já tivemos sucesso sem o Alan", lembra.

Além do médio, o treinador assumiu que é complicado que Opoku e Dabbagh, dois habituais titulares com problemas físicos, possam vir a ser opção, aos quais de junta Vitinho, vítima de lesão prolongada, mas vincou que as ausências "não são nada que tire o sono".

Em jogo da 24.ª jornada da I Liga, o Arouca, sétimo classificado, com 34 pontos, defronta, às 18h00 de sábado, o Vitória de Guimarães, quinto, com 40, em encontro arbitrado por Hélder Malheiro, da Associação de Futebol de Lisboa.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+