Tempo
|
A+ / A-

Taça da Liga. Sporting quer revalidação, FC Porto tenta o troféu mais uma vez

22 jan, 2023 - 12:52 • Lusa

"Leões" enfrentam Arouca, enquanto os "dragões" têm encontro marcado com o surpreendente Académico de Viseu. "Final four" da Taça da Liga arranca esta terça-feira, em Leiria.

A+ / A-

Sporting, vencedor do troféu nas duas últimas temporadas, e FC Porto tentam levantar a Taça da Liga de futebol, numa 16.ª edição que pode juntar "leões" e "dragões" na final, com Arouca e Académico Viseu como "outsiders".

A "final four", que vai decorrer em Leiria, arranca na terça-feira com o Sporting a medir forças com o Arouca, pela primeira vez nesta fase da prova, e com o FC Porto, no único título nacional que ainda não tem no museu, a defrontar no dia seguinte o Académico de Viseu, representante da II Liga e também estreante numa meia-final.

Em termos teóricos, Sporting e FC Porto parecem ter caminho aberto para no próximo sábado discutirem o título no Estádio Municipal de Leiria, reeditando a final de 2018/19, que o emblema de Alvalade venceu nas grandes penalidades, mas Arouca e Académico prometem complicar a vida aos dois "grandes".

O grande ausente desta fase é o Benfica, recordista da prova com sete troféus, que caiu na fase de grupos por culpa do Moreirense, da II Liga, equipa que nos quartos de final acabou afastada pelo Arouca.

O Sporting procura a sua quinta Taça da Liga, a terceira consecutiva, numa competição em que o técnico Rúben Amorim passou recentemente a ser "dono". O treinador português levou os "leões" às duas últimas conquistas, já depois de ter vencido ao serviço do Sporting de Braga, chegando a esta "final four" totalmente vitorioso.

Já afastado da Taça de Portugal e fora da corrida pelo título nacional, o Sporting tem em Leiria a sua única hipótese de conquistar um título esta época a nível interno, já que ainda está na Liga Europa.

Numa confortável sexto lugar no campeonato, o Arouca pode ganhar inspiração nas campanhas de Vitória de Setúbal (2007/08) e Moreirense (2016/17) para tentar chegar ao troféu, numa "final four" em que a equipa de Armando Evangelista chega a Leiria sem nada a perder.

Já o FC Porto tem um relação "conflituosa" com esta competição que, embora não tenha a mesma importância do que um campeonato ou uma Taça de Portugal, foge há 16 anos aos "dragões", que já marcaram quatro vezes presenças em finais, sempre a saírem derrotados.

Por isso mesmo, a formação de Sérgio Conceição vai mais uma vez tentar fazer história e dar a primeira Taça da Liga ao FC Porto, mas para isso precisa primeiro de ultrapassar um antigo capitão da sua história.

Além de colocar o Viseu na luta pela subida na II Liga, Jorge Costa fez o emblema de Viriato ultrapassar Famalicão e Estoril na fase de grupos e Boavista nos "quartos", três equipas do primeiro escalão.

Os dois jogos das meias-finais assim como a final estão agendados para as 19h45.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+