Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Cimeira de Presidentes

A partir de 2024/25, Taça da Liga terá apenas quatro clubes e poderá ser no estrangeiro

11 nov, 2022 - 16:47 • Redação

Alteração do formato da Liga dos Campeões obriga a mudança no calendário nacional. Meias-finais da Taça de Portugal poderão voltar a ser apenas a uma mão.

A+ / A-

A partir da época 2024/25, a Taça da Liga poderá passar a realizar-se no estrangeiro e apenas com quatro equipas envolvidas, segundo explicou Pedro Proença, presidente da Liga de Clubes, após a Cimeira de Presidentes que se realizou esta sexta-feira.

A reformulação da Liga dos Campeões retira quatro semanas ao calendário europeu, o que obriga a uma revisão das provas internas. As equipas envolvidas na Champions passarão a realizar mais jogos na fase de grupos.

No entanto, não está nos planos a redução do número de equipas do campeonato, que se manterá em 18, pelo que as taças terão de mudar o seu formato.

A Taça da Liga passará a realizar-se com apenas quatro clubes, os quatro melhores classificados da época anterior, num sistema de "final four" semelhante à Supertaça Espanhola. A ideia será internacionalizar a prova, ou seja, realizar os três jogos da prova noutro país.

A Liga irá ainda dialogar com a Federação Portuguesa de Futebol para perceber o modelo a aplicar na Taça de Portugal. O cenário possível será a realização da meia-final apenas a uma mão.

Proença explicou ainda os valores em discussão em relação à centralização dos direitos televisivos, que entra em vigor em 2028: "50 por cento das verbas distribuídas de forma equitativa, 25 por cento de acordo com a performance da época anterior, e 25 por cento de acordo com a implementação das marcas a nível nacional".

Pinto da Costa, Rui Costa e Frederico Varandas marcaram presença no evento. Apenas o Covilhã não esteve representado.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+