Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

João Paulo Correia

Combate à violência no desporto é "uma luta contínua", diz secretário de Estado

19 set, 2022 - 18:44 • Redação

João Paulo Correia afirma que o Governo "está a ultimar um pacote de medidas para reforçar a prevenção e a força no combate à violência".

A+ / A-

João Paulo Correia, secretário de Estado da Juventude e do Desporto, promete um pacote de medidas "em breve" para continuar "a luta contínua" contra a violência no Desporto.

"A violência no desporto é transversal a algumas modalidades e está no futebol profissional e amador. É uma luta contínua. Já disse várias vezes que o Governo está a ultimar um pacote de medidas para reforçar a prevenção e a força no combate à violência. Já passaram alguns anos desde as últimas medidas, chegou a hora de introduzirmos novas depois de ouvirmos o setor. Em breve serão conhecidas", disse, à margem da Semana Europeia do Desporto, no Jamor.

O secretário de Estado tem sido voz presente nos lamentos aos recentes incidentes no estádios de futebol, a começar com a criança no Famalicão-Benfica que foi obrigada a despir a camisola das águias e, mais recentemente, os atos de intolerência contra dois adeptos do FC Porto no recinto do Estoril Praia.

Em causa estão insultos dirigidos a um homem, com uma criança ao colo, ambos com camisolas do FC Porto, que terão sido cuspidos, enquanto se encontravam numa zona da bancada destinada aos adeptos anfitriões, que podem ser punidos com coimas entre os 1.000 e os 10.000 euros e com pena de interdição de acesso a recintos desportivos.

No domingo, o Estoril Praia lamentou o ocorrido, condenando "todo e qualquer ato de violência, seja ele de que natureza for".

Há precisamente uma semana, uma criança foi obrigada a despir uma camisola do Benfica no estádio do Famalicão, por se encontrar, juntamente com o pai, numa bancada com maioria de adeptos locais.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • EU
    19 set, 2022 PORTUGAL 22:31
    Noutro lugar referente a este INCIDENTE, disse que era necessário mais civismo e respeito num estádio ou campo de futebol entre ESPECTADORES. Só agora vi e LI a entrevista do Senhor director de comunicação do Rio Ave Futebol Clube. Diz este Senhor que um jogo de FUTEBOL é " UM EVENTO PRIVADO " e mais uma série de coisas que fiquei PASMADO. Como é dito que " só quem nunca foi ao futebol é que pode duvidar e e e ". Pois bem, não sei se este Senhor é IDOSO ou JOVEM, mas dou-lhe um conselho, aprenda a DIRIGIR um Clube de Futebol e depois critique da maneira que critica os ADVERSÁRIOS do RAFC. Ainda Eusébio jogava no estádio da luz, Américo defendia no estádio das antas ou Pedro Gomes defendia no estádio de alvalade, para não falar de OUTROS, via eu os JOGOS entre ( no meio)os ADEPTOS desses clubes. Ainda HOJE é no meio dos adeptos VISITADOS que eu vejo os JOGOS de futebol. Quem QUISER contrariar esta minha posição, NÃO ME VENDA BILHETE. Também quem QUISER que eu seja CORDEIRINHO faz um grande favor ao FUTEBOL, saindo do DIRIGISMO. Os Dirigentes desportivos têm de ter em mente que quem PAGA adquire o DIREITO de se posicionar onde quiser em conformidade com o INGRESSO ( bilhete ). Este POVO que vai para as BANCADAS do clube visitado tem cultura desportiva e civismo, ao contrário dos VISITADOS que não têm RESPEITO pelo adversário. São POUCOS os estádios que têm condições para os visitantes poderem ver um jogo em dia/noite de CHUVA. ASSIM NÃO.

Destaques V+