Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Moreirense

Sá Pinto: "Chaves tem plantel de I Liga. Vai ser 50/50"

20 mai, 2022 - 15:02 • Lusa

O treinador do Moreirense não acredita que a sua equipa, por ser da I Liga, não tem vantagem sobre o Chaves no "play-off" da I Liga.

A+ / A-

Ricardo Sá Pinto deixa aviso para as dificuldades que o Moreirense vai encontrar "numa final" diante do Desportivo de Chaves, na véspera da primeira mão do "play-off" de manutenção na I Liga de futebol.

"Para mim, o Chaves tem um plantel de I Liga e estamos alertados para isso. Não vamos jogar contra uma equipa de outra divisão, mas sim do nosso nível, que tem qualidade e é difícil. Sinceramente, atribuo 50% a cada equipa. Não vejo o Moreirense a partir à frente, nem o Chaves a partir atrás. Vejo duas boas equipas, que se defrontarão com a mesma meta. É uma final que queremos vencer", frisa o técnico, em conferência de imprensa.

Depois de terem passado as 12 rondas anteriores fora da zona de salvação automática, os cónegos, já sem possibilidades de manutenção direta, abandonaram os lugares de despromoção na 34.ª e última jornada, ao golearem na receção ao vizinho Vizela (4-1).

O triunfo do Moreirense, aliado ao empate do Tondela com o Boavista (2-2), permitiu aos minhotos subirem ao 16.º e antepenúltimo lugar, de acesso ao "play-off" de permanência, com 29 pontos, justamente por troca com os beirões, que caíram diretamente na II Liga.

"São dois jogos cujo resultado dará uma decisão sobre quem vai ficar na I Liga. Fizemos um trajeto bastante duro até aqui. Estivemos várias vezes fora desta oportunidade, mas nunca desistimos e acreditámos sempre. É com grande mérito que criámos, no mínimo, esta oportunidade. Acho que merecíamos mais, mas, por variadíssimas razões, não foi possível. Esta é a nossa realidade e vamos agora encarar uma equipa de I Liga", nota.

Detetando "muitas opções de qualidade" no "melhor e mais equilibrado plantel da II Liga", Ricardo Sá Pinto justifica essas cautelas com as eliminações dos 'cónegos' da Taça da Liga e da Taça de Portugal à custa dos 'secundários' Penafiel e Mafra, respetivamente.

"Estes alertas chegam para percebermos que a diferença entre a nossa equipa e as que estão numa divisão inferior não é aquela que pensamos. Apenas nos separam divisões, mas não a qualidade dos atletas. Levo uma carreira de grande experiência no futebol e a minha forma de estar sempre foi muito desconfiada, de alerta e de grande humildade e respeito perante o adversário. Vamos ter de estar dessa forma. Não há outra", apela.

O treinador espera que o Moreirense "seja tão eficaz" como no jogo com o Vizela, cuja exibição gerou uma "confiança equilibrada e realista, mas não desmedida" para defrontar o terceiro colocado da II Liga, que viu Rio Ave e Casa Pia subirem diretamente à I Liga.

Suspenso por 15 dias devido a incidentes no final do último jogo, Ricardo Sá Pinto deve recorrer do castigo em tempo útil para poder estar no banco de suplentes durante o "play-off", no qual ainda vigora a regra dos golos fora valerem a dobrar em caso de empate.

"Vamos à procura do melhor cenário. O pior é perder e não marcar golos. Não me parece que haja já uma decisão. Será um primeiro jogo disputado e equilibrado, em que o lado emocional é muito importante. A equipa que surgir mais serena, confiante e concentrada vai ter mais hipótese de ganhar. Nestes jogos, os detalhes fazem a diferença", finaliza.

Moreirense e Desportivo de Chaves começam a definir o 18.º e último representante da edição 2022/23 da I Liga no sábado, às 20h00, no Estádio Municipal Engenheiro Manuel Branco Teixeira, em Chaves, estando a segunda mão agendada para 29 de maio, às 19h30, no Estádio Comendador Joaquim de Almeida Freitas, em Moreira de Cónegos

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+