Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

I Liga

Liga de Clubes introduz bola com sistema tecnológico no "play-off"

20 mai, 2022 - 17:02 • Redação

Nova bola, que já vai ser usada no Moreirense-Chaves, vai permitir medir de 300 métricas e estatísticas, nomeadamente calcular exata o tempo útil de jogo.

A+ / A-

A Liga de Clubes vai introduzir uma bola tecnológica, que será utilizada já neste fim de semana no "play-off" entre Moreirense e Desportivo de Chaves, que discute a última vaga na I Liga para a próxima época.

"Pela primeira vez, em jogos oficiais, no futebol mundial, será utilizada uma bola com chip, totalmente tecnológica que mede mais de 300 métricas e estatísticas, denominada de "iBall", pode ler-se na nota da Liga.

A bola, aprovada pela FIFA, vai permitir aos clubes e adeptos " terem acesso em tempo real a novos dados sobre a performance dos jogadores e das equipas".

Os clubes terão acesso a métricas como velocidade e distância de passes e remates, tempo de posse bola da equipa e individual de cada jogador, verticalidade dos passes, taxa de acerto individual e de equipa de cada tipo de passe, posse de bola por zona do terreno, colocação dos remates, tempo que cada jogador demora desde que recebe a bola até que a solta novamente e medição exata do tempo útil de jogo.

Alguns destes dados serão disponibilizados para a transmissão televisiva e estará ao alcance dos adeptos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+