Tempo
|
A+ / A-

Belenenses SAD ainda com esperança de manutenção na I Liga

13 mai, 2022 - 15:56 • Lusa

A equipa está na última posição e depende dos resultados dos adversários. Franclim Carvalho acredita até ao fim.

A+ / A-

O treinador do Belenenses SAD afirma que os azuis esperam "ajuda divina" para se manterem na I Liga de futebol, mas que "não adianta" olharem para outros resultados se não ganharem em Arouca, na 34.ª jornada.

"A única motivação é que ainda estamos vivos. A ansiedade não pode existir. Não adianta estar a perguntar durante o jogo sobre os outros resultados. Temos de fazer o nosso trabalho, que é ganhar", assegura o técnico, em videoconferência de imprensa.

Apesar de verificar algum abatimento na equipa, após o desaire caseiro diante do Famalicão, por 3-2, Franclim Carvalho realçou que a semana de treinos acabou por ser "normal", uma vez que a situação em que o Belenenses SAD se encontra não mudou com essa derrota.

"Não adianta estarmos aqui com grande ansiedade e nervosismo. Adianta, sim, encarar o jogo da mesma forma, com a parte estratégica que queremos implementar, vencer o jogo e, depois, é esperar uma ajuda divina, para que os nossos adversários [Tondela e Moreirense] não façam o trabalho deles e que o Boavista e o Vizela nos deem uma ajuda", atira o treinador.

A mensagem de ordem no balneário assenta na vontade e na crença que os jogadores mostraram na etapa final do jogo com o Famalicão.

"A nossa situação está igual. A única diferença é que só temos mais uma chance. As nossas contas é ganhar", resume o conimbricense, de 35 anos, que volta a ter baixas por castigo para a derradeira ronda, desta feita os influentes Carraça e Afonso Sousa.

No entanto, regressam às opções os defesas Danny Henriques e Chima Akas e o médio Sithole, que cumpriram castigo no último jogo, o que obriga a mexidas no 11 inicial.

"O Pedro Nuno, o Rafael Camacho e o Yves Baraye podem fazer a posição do Afonso Sousa e um deles jogará como médio ofensivo. Sempre vi o Carraça mais como médio, mas, face a indisponibilidades constantes, tem jogado como defesa lateral. À direita, jogará o Diogo Calila, é a única certeza que posso dar. O sistema vai ser igual, tirando uma ou outra nuance que possamos modificar", acaba por revelar Franclim Carvalho.

Em relação ao adversário, que já assegurou a manutenção, os azuis não esperam um Arouca relaxado ou com mudanças no 11 titular, mas sim uma equipa "na máxima força", embora possam abordar o jogo de forma "mais desinibida", como o Famalicão.

"Do meio-campo para a frente, tem muita qualidade. O Alan Ruiz percebe muito bem os espaços onde tem de entrar e tem uma capacidade de decisão acima da média. Os homens da frente são muito bons, o André Silva tem feito uma grande época", elogia.

O lanterna-vermelha Belenenses SAD, com 25 pontos, visita o Arouca, 15.º classificado, com 30, no sábado, às 15h30, no Estádio Municipal de Arouca, em jogo da 34.ª e última jornada da I Liga, que terá arbitragem de Rui Costa, da Associação de Futebol do Porto.

Para ainda poder sonhar com a permanência na elite do futebol português, a equipa lisboeta necessita de uma conjugação de resultados a seu favor, uma vez que não depende apenas de si: precisa de vencer o Arouca e esperar que o Tondela perca frente ao Boavista e que o Moreirense não triunfe perante o Vizela, tudo a partir das 15h30.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+