Tempo
|
A+ / A-

Liga confirma Vitória de Guimarães-Gil Vicente à porta fechada

11 mai, 2022 - 13:51 • Redação com Lusa

Castigo aos vimaranenses diz respeito a incidentes num jogo com o Benfica, em janeiro de 2020, que parou quatro vezes.

A+ / A-

O encontro entre Vitória de Guimarães e Gil Vicente, que encerra o campeonato, no domingo, vai-se realizar à porta fechada, confirmou a Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP), esta quarta-feira.

Em comunicado, o organismo confirma que o Estádio D. Afonso Henriques, em Guimarães, vai ter as bancadas vazias, na sequência de um “procedimento disciplinar” instaurado pelo Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) a 11 de agosto de 2020. Em causa estão os incidentes de um jogo entre Vitória de Guimarães e Benfica, realizado a 4 de janeiro de 2020.

“Informamos que o jogo (…) a disputar entre as equipas da Vitória Sport Clube - Futebol, SAD e da Gil Vicente Futebol Clube – Futebol, SDUQ, Lda., no dia 15 de maio [domingo], pelas 20h30, será realizado à porta fechada”, lê-se na nota divulgada pela LPFP, no site oficial.

Face à sanção do CD da FPF, que impunha a realização de um jogo à porta fechada e uma multa de 29.631 euros, o clube minhoto apresentou uma providência cautelar ao Tribunal Arbitral do Desporto (TAD) a 8 de setembro de 2020. No entanto, na sequência de uma comunicação à LPFP realizada na segunda-feira, aceitou realizar o último jogo da temporada à porta fechada.

Vitória aceitou que "já não havia nada a fazer"


O presidente do Vitória, António Miguel Cardoso, reconheceu, em declarações publicadas esta quarta-feira, pelo Grupo Santiago, órgão de comunicação vimaranense, que o clube não tinha hipótese de ganhar o recurso. Como tal, optou por cumprir a sanção no domingo, quando a equipa treinada por Pepa já não tem hipótese de atingir o quinto lugar.

"Já não havia nada a fazer em relação ao recurso a este castigo. (...) Achamos que faz todo o sentido cumprir agora o castigo para que possamos ir para a próxima época sem estarmos a pensar quando tal teria de acontecer", admitiu António Miguel Cardoso.

Os vitorianos ocupam a sexta posição, com 45 pontos, menos seis do que o Gil Vicente, clube que garantiu o quinto posto e apuramento inédito para as provas da UEFA, neste caso a Conference League.

O jogo entre Vitória de Guimarães e Benfica, da 15.ª jornada da época 2019/20, que as águias venceram por 1-0, com um golo de Cervi, parou quatro vezes. Após o golo do extremo argentino, aos 23 minutos, o duelo viu-se interrompido pela primeira vez face ao arremesso de tochas entre um grupo de espetadores na bancada Nascente inferior, afeta ao Vitória, e um outro na bancada Norte, afeta ao Benfica.

Ao minuto 45, a paragem deveu-se ao arremesso de cadeiras oriundas de um setor vitoriano, enquanto as paragens nos intervalos entre os minutos 61 e 63 e entre os minutos 81 e 83 deveram-se ao lançamento de tochas a partir de um setor afeto aos encarnados.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+