Tempo
|
A+ / A-

FC Porto-Sporting

Taça de Portugal. Beto vê clássico "sem favorito" no Dragão

19 abr, 2022 - 12:45 • João Paulo Ribeiro

Guarda-redes que atuou no Sporting e FC Porto vê os dragões com "via aberta" para o título depois da derrota leonina no dérbi frente ao Benfica.

A+ / A-
Foto: Antonio Cotrim/Lusa
Foto: Antonio Cotrim/Lusa
Foto: Manuel De Almeida/Lusa
Foto: Manuel De Almeida/Lusa
Foto: Manuel De Almeida/Lusa
Foto: Manuel De Almeida/Lusa
 Foto: Antonio Cotrim/Lusa
Foto: Antonio Cotrim/Lusa
Foto: Antonio Cotrim/Lusa
Foto: Antonio Cotrim/Lusa

Apesar da vantagem alcançada na primeira mão em Alvalade, o FC Porto não tem o favoritismo para o clássico com o Sporting que, na próxima quinta-feira, vai decidir um dos finalistas da Taça de Portugal.

Em Bola Branca, este jogo é projetado pelo guarda-redes internacional português Beto, que passou pela baliza dos dois clubes.

O FC Porto venceu a primeira mão em Alvalade por 2-1, mas a eliminatória ainda não está decidida, considera.

"Independentemente do FC Porto ter vantagem, não me parece que exista favoritismo de qualquer uma das partes. O Porto joga em casa, mas o Sporting tem jogadores com experiência para suportar essa exigência. Acredito que será um jogo muito disputado. O Sporting terá de ir à procura do resultado e não sei até que ponto isso poderá ser favorável à estratégia do Sérgio Conceição e ao FC Porto", refere.

Mérito para Sérgio Conceição

Beto não vê o Sporting num mau momento, mas olha para um FC Porto muito forte apesar de ter perdido, no mercado de janeiro, o melhor jogador do campeonato, o colombiano Luís Diaz.

"Não vejo o Sporting num mau momento. Vejo sim, um FC Porto que perdeu o melhor jogador do campeonato, Luís Diaz, mas que encontrou soluções e promoveu jogadores que não eram tão preponderantes na equipa. Há muito mérito do Sérgio Conceição e dos jogadores que perceberam bem a mensagem do treinador", acrescenta.

Já quanto à luta pelo título, Beto considera que, depois da derrota com o Benfica, o Sporting deixou "via aberta" para o FC Porto conquistar o campeonato português.

Diogo Costa, guarda-redes de presente e futuro

Nesta entrevista a Bola Branca, Beto congratula-se, também, com a qualificação de Portugal para o Mundial do Catar e considera que a equipa das quinas pode ser uma das candidatas a vencer a grande competição, deixando fortes elogios a Diogo Costa, jovem guardião do FC Porto que foi titular nos dois jogos do "play-off", diante da Turquia e Macedónia do Norte.

"É um guarda-redes de futuro mas é, também, um guarda-redes de presente. Temos guarda-redes portugueses a jogar nos melhores clubes da I Liga e isso é um dado muito importante. Na baliza, Portugal está salvaguardado qualquer que seja a opção de Fernando Santos", conclui.

Beto joga atualmente no Helsingfors da Finlândia, uma experiência que está a ser muito positiva para o guarda-redes português.

"Há uns anos, jamais pensaria jogar no futebol escandinavo. Na minha carreira, conheci muitos campeonatos, muitas competições e diferentes realidades e não tinha qualquer tipo de conhecimento do futebol desta zona e, portanto, optei por escolher um projeto diferente. Estou muito contente com a minha decisão. Sei que é um campeonato periférico em relação à Europa, mas não queria terminar a minha carreira sem ter mais experiências e conhecimentos", explica.

Ao longo da carreira, o internacional português jogou no Sporting, Leixões, FC Porto, Sporting de Braga, Cluj, Sevilha, Goztepe, Leixões e Farense.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+