Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Vitória de Guimarães

Pepa: "O Porto não tem Uribe, nós não temos muitos"

08 abr, 2022 - 13:15 • Redação

O treinador do Vitória de Guimarães prevê um "bom espetáculo" frente ao FC Porto, no domingo. Pepa foi último a vencer Sérgio na I Liga, mas desvaloriza esse facto: "O contexto era completamente diferente".

A+ / A-

Pepa não lamenta as ausências no meio-campo do Vitória de Guimarães e crê que Sérgio Conceição também não tem razões para o fazer a propósito da ausência de Uribe. O colombiano lesionou-se, não joga com o Vitória, no domingo, mas a equipa minhota não conta com Alfa Semedo e Tiago Silva, castigados, e com Handel, lesionado. André Almeida está em dúvida.

"Gostava que estivessem todos, mas nunca me lamentei pelas ausências. O Porto não tem Uribe, nós não temos muitos. São oportunidades para outros", responde Pepa, que admite apresentar novidades no meio-campo. Ibrahima Bamba, médio da equipa B, poderá ter a primeira oportunidade a titular na equipa principal, depois de já ter sido lançado em três partidas. Nicolas Janvier é o único que tem lugar garantido no setor intermédio.

Pepa aproveitou o momento para reforçar que mais importante do que ausências pontuais é o coletivo. O treinador recorreu às movimentações de mercado em janeiro para recordar que o Vitória perdeu "alguns jogadores que ajudavam muito, nomeadamente, o Sacko, o André [André] e o Marcus [Edwards]". "Mas o nosso foco é no coletivo, independentemente das ausências", decalca.

O último a vencer Sérgio Conceição é quem pode impedir recorde

O FC Porto chega a Guimarães, no domingo, com a possibilidade de bater o recorde invencibilidade na Liga. Os dragões não perdem há 56 jogos, igualaram o recorde do Benfica de John Mortimore, nos anos 70, e se não perderem com o Vitória estabelecem um novo máximo.

Curiosamente, a última derrota do FC Porto no campeonato foi frente ao Paços de Ferreira em 2020/21, então treinado por Pepa. O último treinador a vencer o Porto é aquele que pode impedir Sérgio Conceição de alcançar mais um recorde.

"Está às portas de bater um recorde, mas isso não nos diz nada. O Pepa não joga, isto não é um mano a mano com o Sérgio. O contexto era completamente diferente. Isso não vai mexer em nada com o jogo de domingo. Esse é um número fantástico, mas a nós não nos diz nada. O nosso foco é fazermos um bom jogo e termos o apoio dos nossos adeptos", diz.

Com a firme crença de que "vai ser um bom espetáculo de futebol", Pepa, sem quer "dar música" a Sérgio Conceição, repete a ideia já manifestada antes do jogo da primeira volta, de que o este é o Porto "mais competente" dos últimos anos.

"Vamos encontrar um Porto fortíssimo. Isto não é música para o Sérgio. Para mim este é o Porto mais competente dos últimos anos", conclui.

O Vitória de Guimarães, 6.º classificado da I Liga, recebe o FC Porto, líder do campeonato, no domingo, às 18h00. O jogo tem relato na Renascença e acompanhamento ao minuto em rr.sapo.pt.


Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+