Tempo
|
A+ / A-

Comité Olímpico de Portugal

José Manuel Constantino: "Desporto pode sair beneficiado com novo formato do Governo"

24 mar, 2022 - 12:45 • José Barata

Presidente do Comité Olímpico de Portugal considera positiva a passagem da pasta do Desporto do ministro da Educação para a alçada da ministra dos Assuntos Parlamentares, no entanto, aguarda pelo anúncio do nome do Secretário de Estado.

A+ / A-

O presidente do Comité Olímpico de Portugal (COP), José Manuel Constantino, acredita que o Governo poderá dar mais atenção ao desporto com a passagem da pasta do Ministério da Educação para o Ministério dos Assuntos Parlamentares.

O gabinete dos Assuntos Parlamentares será liderado, no novo Governo, por Ana Catarina Mendes, que também será ministra adjunta do primeiro-ministro, António Costa, o que pode beneficiar o desporto. Em entrevista a Bola Branca, José Manuel Constantino elogia a mudança, no entanto, aguarda pela nomeação do Secretário de Estado para perceber se o diálogo pode ser eficaz.

"A solução orgânica é preferível àquela que existia anteriormente. A atribuição da pasta do desporto a uma ministra adjunta do primeiro-ministro e dos Assuntos Parlamentares penso que é positivo, resta agora saber como é que a pasta vai ser preenchida e o perfil da pessoa que é escolhida para o exercício dessas funções", avisa.

O presidente do COP espera que "este aspeto positivo da orgânica do Governo se possa também traduzir nas políticas a seguir".

"Esta aproximação da pasta ao primeiro ministro é positiva, mas temos de aguardar por quem será nomeado para Secretário de Estado do Desporto", acrescenta.

Urgente fechar programa para Jogos Olímpicos de 2024


Após a definição dos cargos, José Manuel Constantino deseja fechar rapidamente as negociações para o ciclo olímpico de Paris 2024:

"Não temos ainda o programa fechado, estamos a trabalhar com o programa anterior e necessitamos de iniciar conversações com o novo titular da pasta para fechar o processo, para que os atletas, os treinadores, os clubes e as federações do COP saibam quais as condições com que podem contar para a preparação e para a participação nos Jogos de Paris. É uma questão urgente, porque estamos muito atrasados."

O presidente do COP assinala que "nenhum país na Europa" se encontra na mesma posição de Portugal.

"Têm os processos estabilizados, porque não tiveram um processo eleitoral pelo meio, mas temos de recuperar o tempo perdido", conclui.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+