Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

FC Porto-Sporting

Polémica no clássico. Dragão pode ser interditado, Tabata suspenso por meses e justiça civil envolvida

14 fev, 2022 - 12:40 • Luís Aresta , Eduardo Soares da Silva

Confusão entre jogadores e dirigentes após o Porto-Sporting da última sexta-feira ainda não está terminada. O jurista Diogo Soares Loureiro olha para os diferentes cenários e castigos para os dois clubes.

A+ / A-

Os castigos para os dois clubes começam a ser o tema central no rescaldo do polémico clássico entre Porto e Sporting, na última sexta-feira, com agressões entre jogadores e acusações entre dirigentes.

Os dragões podem ver o seu estádio ser interditado. O árbitro João Pinheiro terá incluído no relatório do jogo, entre outros incidentes, o de uma bala arremessada para o relvado, para além da confusão entre jogadores, e agressão de apanha-bolas e elementos da publicidade a jogadores do Sporting.

O processo pode demorar algum tempo, adverte o jurista Diogo Soares Loureiro, especialista em direito do desporto, que em declarações a Bola Branca admite como possível uma interdição do estádio do FC Porto.

"A questão da interdição pode e virá à discussão. Temos vários comportamentos imputados e comparticipação de elementos que não são jogadores e com intervenção direta no terreno de jogo. O Conselho de Disciplina poderá trazer para cima da mesa a interdição do estádio", reconhece.

Revela que "as imagens serão tidas em conta, assim como os relatórios do árbitro, delegado da Liga e das forças policiais. O que vem no relatório do árbitro, existe uma presunção de veracidade e que o que vem lá é totalmente verdade. O Conselho de Disciplina analisará tudo com cuidado".

Castigo severo para Tabata

No caso do Sporting, é sobre Bruno Tabata que incidem as atenções. O extremo leonino empurrou ostensivamente o dirigente portista Luís Gonçalves e, segundo Diogo Soares Loureiro, corre o risco de lhe ver aplicada uma pena pesada.

"Depende sempre do que vier nos relatórios, mas há um artigo do regulamento sobre agressões. Quando são feitas por jogadores contra membros da estrutura desportiva, dirigentes, árbitros, há molduras penais que podem ir de meses até anos. Sem histórico disciplinar, terá uma pena mínima. Mas há outras questões que entram: se foi provocado, se não foi, se foi reação a uma agressão ou algo espontâneo. Tudo isto altera a moldura penal", atira.

O Sporting acusou ainda Sérgio Conceição, Vítor Baía e Rui Cerqueira, assessor da equipa principal portista, de ter abalroado o presidente Frederico Varandas, retirando-lhe da mão a carteira e o telemóvel. O dirigente portista já anunciou que vai avançar com uma queixa em tribunal por difamação. O jurista Diogo Soares Loureiro admite que as consequências penais do clássico não se fiquem pela justiça desportiva.

"Já vieram a público queixas-crime, por difamação, outras de furto e roubo, destruição do telemóvel. São questões que não sabemos se aconteceram, mas que devem motivar queixas-crime e aí será justiça civil, já fogem ao âmbito desportivo e que não serão resolvidos pelo Conselho de Disciplina", termina.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Ivo Pestana
    15 fev, 2022 Funchal 14:33
    Estádio interdito no Verão?
  • EU
    14 fev, 2022 PORTUGAL 18:32
    Há mais de CINQUENTA ANOS que assisto a jogos de futebol. Primeiro como espectador. Depois como praticante federado e como dirigente também federado. Mas, principalmente como TRANSPORTADOR de Equipas de Arbitragem, Delegados Técnicos e de Elementos do Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol, apetece-me dizer o seguinte. Nem TUDO o que é relatado pelos ÁRBITROS é verdade. Quando em cima é dito que " o que vem lá é TUDO verdade ", pode não ser. Mas deixando isso para os JUÍZES desportivos, pergunto. Se durante o tempo de jogo os ESPECTADORES não podem permanecer nos acessos às CADEIRAS, como podem ser AUTORIZADOS os PUBLICITÁRIOS a permanecer junto ao RELVADO. Neste jogo, como já disse aqui RR, saí do interior do estádio aos 80/85 minutos. Durante esse espaço de tempo não vi ESSES senhores agredirem ninguém. Porque razão APARECEM depois? Quem os deixou permanecer junto do relvado? Foi o Clube VISITADO ou a LIGA? Qual o papel FISCALIZADOR do ou dos DELEGADOS da Liga ( LPFP )? Houve invasão de campo por parte dos espectadores? Houve pedido de invasão de campo por parte dos DIRIGENTES do Clube VISITADO? As imagens TELEVISIVAS viram quem passou a mão na CARA do jogador(?) do Clube visitado? Se sim porque não mencionar o NOME? Quando ALGUÉM quer ser EXEMPLO, não pode aceitar sem CONDENAR primeiro quem lhe é diretamente AFETO. A PROVOCAÇÃO com a perda de tempo e MALABARISMOS de certos jogadores estava a incendiar o ambiente. Também por ISSO saí de lá. Vejam BEM.
  • Joaquim Correto
    14 fev, 2022 Paços 14:14
    Estou apara ver quantos anos de suspensão vão levar o Pepe, o Otávio, o Luís Gonçalves (os três principais responsáveis por toda aquela vergonha) e o Rui Cerqueira! Quanto tempo vão levar e quando sairá o castigo!

Destaques V+