Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Liga preocupada com "dualidade de critérios" dos Delegados de Saúde

14 jan, 2022 - 19:47 • Redação

Em comunicado, a Liga diz que isolamentos de casos positivos e consequente adiamento de jogos podem "comprometer todo o excelente trabalho desenvolvido pela Liga Portugal e pelos clubes".

A+ / A-

A Liga de Clubes está preocupada com a dualidade de critérios dos Delegados de Saúde locais no que diz respeito a isolamentos profiláticos no futebol profissional.

"Perante o aumento de isolamentos profiláticos a serem decretados pelos Delegados de Saúde local, devido a surtos de SARS-CoV 2, a Liga Portugal mostra a sua enorme preocupação pela dualidade de aplicação de critérios, quando, na verdade, a delicadeza da situação exige um elevado grau de uniformidade pelo país, tendo em conta a dispersão geográfica das equipas do Futebol Profissional", pode ler-se.

A Liga diz que o futebol profissional está muito perto dos "100% de inoculação" com a vacina da Janssen e lamenta que isolamentos a plantéis completos, incluíndo jogadores que não estão infetados, pode colocar em causa as competições.

"Devemos todos ter consciência que decisões destas, tomadas isoladamente e sem seguirem orientações gerais, podem comprometer todo o excelente trabalho desenvolvido pela Liga Portugal e pelos Clubes do Futebol Profissional com a Direção-Geral de Saúde e com o Ministério da Saúde, ao longo de todo o processo pandémico. Mas, mais do que isso, temos de lutar pela subsistência do Futebol Profissional e, se não existir sensatez e coerência, coremos o risco de não terminarmos os campeonatos profissionais", atira.

A Liga de Clubes recorda que o futebol "tem sido um exemplo a todos os níveis, não só na cooperação e elaboração de campanhas conjuntas com a DGS, cumprindo o seu papel social no alerta das grandes massas, mas também no dever de responsabilidade para com o país, nomeadamente no que diz respeito aos cuidados, com mais de 22 mil testes efetuados até final de dezembro".

Apenas nesta sexta-feira, a Liga de Clubes adiou dois jogos: Trofense-FC Porto B, na II Liga, e Estoril-Arouca da I Liga.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+