Tempo
|
A+ / A-

Liga de Clubes

Covid-19. Futebolistas obrigados a fazer autoteste 12 horas antes dos jogos

07 jan, 2022 - 14:18 • Redação

A Liga de Clubes esteve novamente reunida com os departamentos médicos para reforçar a necessidade de haver cuidados redobrados nesta altura de subida de casos de Covid-19.

A+ / A-

Os jogadores de futebol estão agora obrigados a realizar um autoteste 12 horas antes de cada jogo. O anúncio foi feito pela Liga de Clubes, em comunicado, depois de uma reunião com o seu consultor médico, Filipe Froes, e os médicos dos clubes.

Todos os jogadores, da I e II Ligas, passam a ter, como requisito mínimo, os autotestes devidamente validados pelos responsáveis clínicos dos clubes, e feitos até 12 horas antes dos respetivos jogos.

Em caso da existência de um caso positivo, terá obrigatoriamente de confirmar o resultado por teste rápido antigénio laboratorial ou PCR. Nota ainda para as equipas envolvidas nas competições europeias, que devem respeitar as regras dos países onde vão jogar.

"Os médicos estão preocupados e têm nas mãos a responsabilidade de manter competição decorrer dentro da normalidade, pelo que reiteraram a manutenção das normas de segurança e higienização nos clubes, bem como a testagem em massa aos respetivos grupos de trabalho", pode ler-se ainda na nota.

Os clubes estão cientes dos "cuidados redobrados que devem ter, nesta altura, sobretudo no que diz respeito a bolhas, treinos em grupo, uso de máscara em zonas comuns e desinfeção frequente das mãos".

Liga, DGS e departamentos médicos voltam a reunir na próxima semana para novo balanço do impacto da pandemia no futebol nacional.

O Governo atualizou, na quinta-feira, as medidas de restrição e aliviou ligeiramente em relação ao desporto. A população que já tem terceira dose da vacinação está agora dispensada de teste negativo para entrar em recintos desportivos. A restante população, apenas com uma dose ou não-vacinados, continua a precisar de teste.

O futebol português tem sido novamente afetado pela Covid-19. FC Porto, Sporting, Benfica, Sporting de Braga, Estoril, Famalicão, Vitória de Guimarães, Marítimo, Boavista e Paços de Ferreira confirmaram casos nas últimas semanas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+