Tempo
|
A+ / A-

Académica de Coimbra: que futuro?

28 dez, 2021 - 10:30 • José Barata

A briosa vive um dos momentos desportivos mais difíceis da sua história. Está em zona de descida na II Liga. Toni e Vítor Manuel, dois históricos do clube, não escondem e preocupação pelo futuro da formação de Coimbra.

A+ / A-

A Académica de Coimbra vive um dos piores momentos da sua história. Na II Liga, e com 15 jornadas disputadas, a briosa ocupa o penúltimo lugar da classificação com sete pontos, os mesmos do último classificado, o Varzim, e a oito pontos do lugar que garante a manutenção no futebol profissional.

Há uma preocupação bem marcada com o futuro incerto dos estudantes. Bola Branca abordou o momento com dois históricos do clube, Vítor Manuel e Toni. Ambos partilham a angústia pelo momento, mas esperam que ainda haja tempo para reverter a situação.

Vitor Manuel, que chegou a Coimbra aos 15 anos para vestir o traje da Académica e onde se tornou treinador, não esconde a preocupação de que aconteça ao clube de Coimbra o que aconteceu com outros históricos do futebol português.

"Espero que não aconteça à Académica o que aconteceu ao Salgueiros, ao Farense e ao Vitória FC. Para isso terá de ser reativada rapidamente e terá de ser repensada para ter um futuro melhor. Nem que tenha de dar um passo atrás. Isto é, ter de fazer um, dois ou três anos na II Liga de uma forma sustentada, não sendo um projeto de ano a ano e que possa levar a equipa à I Liga", entende.

"Todos sentem uma certa agonia", diz Toni

E Toni, que deu nas vistas na Académica de Coimbra entre 1965 e 1968, abrindo caminho para uma carreira de sucesso no Benfica e na seleção nacional, também está preocupado pela época que os estudantes estão a fazer.

"É uma época que deixa preocupações a todos aqueles que vivem e sofrem pela Académica, Todos aqueles que passaram e se recordam da velha Académica e que hoje sentem um certa agonia. A situação acaba por não ser tão inesperada quanto isso, porque a indústria do futebol matou a Académica, porque a génese da velha Académica tinha outros objetivos", recorda, em declarações à Renascença.

E por vivermos outros tempos, Vitor Manuel apela a que se repense a forma como a Académica de Coimbra é gerida, sublinhando que é preciso haver discussão para que o futuro seja promissor.

"A Académica precisa de ser mais revitalizada e seria bom fazer algo tipo de fórum para debater a vida da Académica, repensar a Académica no seu todo, em termos do modelo societário, se será o ideal ou não", defende.

Toni também deseja que todos os que estão e que estiveram ligados à Académica de Coimbra unam esforços para não deixar cair a briosa num futuro sombrio.

"Todos gostariam que se unissem os esforços de todos, para que a Académica se pudesse salvar da descida de divisão. Porque se descer, a Académica ficará numa situação muito delicada", observa.

Esta temporada a Académica já teve três treinadores. Rui Borges transitou da época anterior e comandou a equipa em sete jogos sem qualquer vitória, tendo sido substituído por João Carlos Pereira que também orientou a equipa em sete, com apenas um triunfo.

Pedro Duarte é atual treinador dos estudantes. O técnico de 41 anos soma uma vitória, dois empates e uma derrota. Vitor Manuel espera que Pedro Duarte consiga o objetivo de manter a Académica no futebol profissional

"Espero que ele tenha essa felicidade e que tenha sorte e que consiga pelo menos a manutenção, e acho que isso vai ser conseguido com maior ou menor dificuldade, manter a Académica na II Liga", deseja.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+