Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

I Liga

Liga chumba repetição do Belenenses SAD-Benfica

21 dez, 2021 - 11:29 • Luís Aresta com Redação

Proposta dos azuis para retroatividade da nova norma sobre adiamento de jogos nem sequer foi admitida para discussão na assembleia geral extraordinária da Liga de Clubes.

A+ / A-

A proposta do Belenenses SAD que permitiria a repetição do jogo com o Benfica, da 12.ª jornada do campeonato, nem sequer foi admitida a discussão na assembleia geral da Liga Portugal desta terça-feira.

Foi aprovada a adenda ao artigo 46 do Regulamento de Competições profissionais que dita que os jogos só podem começar com um mínimo de 13 jogadores disponíveis por equipa, incluindo um guarda-redes.

O Belenenses SAD defendia a retroatividade da medida, que permitiria a repetição do encontro de 27 de novembro com o Benfica, no Jamor, em que os azuis entraram em campo com apenas nove jogadores. O jogo acabaria por ser interrompido no arranque da segunda parte, aos 48 minutos, depois de a equipa da casa ter ficado sem o número mínimo de futebolistas legalmente exigido para o desenrolar de um jogo, sete.

Do lado do Belenenses SAD, aliás, só estava o Sporting, que votou a favor da admissão da inclusão da retroatividade na adenda ao artigo 45 para discussão na assembleia geral extraordinária. SC Braga e Académica abstiveram-se. Todos os outros clubes das I e II Ligas votaram contra.

Benfica aceita repetição, mas sem retroatividade


Na segunda-feira, a imprensa desportiva revelou que o Benfica se opunha à retroatividade da medida, por uma possível inconstitucionalidade que colocaria em risco a legalidade da presente edição do campeonato.

Os encarnados aceitarão a decisão das autoridades competentes sobre uma eventual repetição do jogo, contudo, não através da inclusão da retroatividade na medida dos 13 jogadores por equipa, segundo "A Bola".

A assembleia geral desta terça-feira só não contou com o Vizela, da I Liga, e o Nacional da Madeira, da II Liga. Os três grandes portugueses fizeram-se representar por elementos dos respetivos departamentos jurídicos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Juíz Vermelho
    21 dez, 2021 Catedral da Luz 21:40
    Se o jogo for marcado para 1 semana a seguir à final da Taça de Portugal e a receita a entregar a instituições de caridade, vamos pensar nisso. Mas parece é que este tipo do Belém queria era ter 2 receitas, pelo mesmo jogo. E os viscondes falidos que acham que têm mais 4 campeonatos do que realmente têm, como não pode deixar de ser, apoiam. E se a moda de repetir jogos pega, o melhor é haver 2 Campeonatos: o "principal" e o das "repetições".
  • Americo Anastacio
    21 dez, 2021 Leiria 12:15
    Viva a "verdade" desportiva e a ética do Benfica.

Destaques V+