Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Adeptos detidos nos confrontos junto ao Estádio da Luz foram todos libertados

09 dez, 2021 - 17:08 • Lusa

O Comando Metropolitano da PSP refere que os 54 detidos são "alegados adeptos" do Dínamo Kiev, admitindo que também foram identificados "adeptos do clube visitado", e que estavam ainda a ser efetuadas diligências para identificar outros intervenientes.

A+ / A-

Os 54 detidos na quarta-feira nos confrontos antes do jogo da Liga dos Campeões de futebol entre o Benfica e o Dínamo Kiev foram libertados e sujeitos a Termo de Identidade e Residência (TIR), disse a PSP.

"Os detidos foram restituídos à liberdade, depois de terem sido presentes a tribunal e sujeitos à medida de termo de identidade e residência", afirmou a subcomissária da Polícia de Segurança Pública (PSP) Laura Bicheiro, em declarações à agência Lusa.

A força policial, que hoje de manhã em comunicado, admitiu a possibilidade de os confrontos terem resultado de um "encontro combinado", não confirmou, para já, se alguns dos adeptos, ouvidos no Campus da Justiça, em Lisboa, e, entretanto, libertados já estão em viagem para fora de Portugal.

No comunicado divulgado esta quinta-feira, o Comando Metropolitano da PSP referiu que os 54 detidos são "alegados adeptos" do Dínamo Kiev, admitindo que também foram identificados "adeptos do clube visitado", e que estavam ainda a ser efetuadas diligências para identificar outros intervenientes.

Na quarta-feira, antes do jogo entre o Benfica e o Dínamo Kiev, a PSP deteve 54 pessoas por serem suspeitas do crime de participação em rixa entre adeptos das duas equipas nas imediações do Estádio da Luz, que obrigou à intervenção policial.

"No momento da intervenção, os polícias foram alvo de arremesso de várias pedras, garrafas e tochas, sendo necessário recorrer aos meios coercivos para cessar com os confrontos. Face ao escalar dos confrontos entre os adeptos e consecutiva confrontação para com a atuação policial, a fim de se preservar a integridade física dos polícias e de terceiros, foi necessário efetuar 17 disparos de arma de fogo para o ar e prosseguir com a ação de detenção dos intervenientes", explica o documento.

O Benfica garantiu o apuramento para os oitavos de final da Liga dos Campeões em futebol, depois de vencer o Dínamo Kiev, por 2-0, na sexta jornada do grupo E.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+