Tempo
|
A+ / A-

Covid-19

Vizela-Belenenses SAD vai jogar-se a 2 de janeiro

03 dez, 2021 - 10:46 • Redação

Liga de Clubes oficializou o adiamento do jogo para o início de 2022, depois do surto de Covid-19 no plantel da Belenenses SAD.

A+ / A-

O jogo entre Vizela e Belenenses SAD, da 13ª jornada da I Liga, foi reagendado para 2 de janeiro, às 20h30, confirmou a Liga de Clubes em comunicado.

Em causa está o surto de Covid-19 na equipa lisboeta, tendo a Coordenadora do ACES Lisboa Ocidental e Oeiras ter decretado isolamento profilático ao plantel da Belenenses SAD.

"Com esta medida, e por a Belenenses SAD não ter o mínimo de jogadores disponíveis para o cumprimento do ponto 2, do n.º12, do Plano Específico para a COVID-19, a Liga Portugal decretou o adiamento do jogo", pode ler-se.

O Vizela já tinha anunciado na noite de ontem que o jogo iria ser adiado. O Belenenses SAD tem 19 casos confirmados de Covid-19, com a nova variante Ómicron. No total, estão 79 pessoas do clube a cumprir isolamento profilático, sem contar com as famílias dos infetados.

Há ainda mais cinco casos positivos à Covid-19 na estrutura que estão em análise para perceber se são também casos da nova variante.

Entre as pessoas infetadas com Covid-19, doze são futebolistas, dois pertencem ao departamento médico, três pertencem à equipa técnica, um integra a equipa técnica de sub-23 e duas fazem parte do "staff".

Vizela questiona processo de adiamento

O processo de adiamento do jogo com o Belenenses SAD "levanta muitas dúvidas" ao Vizela, que lamenta "o facto de, em momento nenhum", o Belenenses SAD o ter contactado, "formal ou informalmente", para pedir o adiamento do jogo "ou expressar qualquer tipo de constrangimento".

Os minhotos estranham a "determinação" da delegada de Saúde coordenadora e questionam a alteração de uma norma geral para o isolamento por testagem positiva, diferente do isolamento por contacto, "algo que sugere um lapso de interpretação ou aponta ao condicionamento da política sanitária em vigor até aqui".

O Vizela questiona, ainda, quantos dias ficarão em isolamento os jogadores de outros clubes que testaram positivo recentemente e exige "que se aplique a mesma medida a todos os casos, sem qualquer exceção que comprometa a seriedade da competição".

"Uma competição profissional entre sociedades/clubes com os mesmos direitos e deveres não deve navegar em determinações diferentes para situações idênticas, sob pena de não salvaguardar a verdade desportiva da mesma. Em resposta à Liga Portugal, esta sociedade solicitou este e outros esclarecimentos, mostrando-se colaborativa na medida do possível, sempre na defesa dos interesses da mesma e da justiça da competição, sem menosprezar a saúde pública", pode ler-se.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+