Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

I Liga

Vizela-Belenenses SAD adiado

02 dez, 2021 - 23:53 • Redação

O Belenenses SAD tem 19 casos confirmados de Covid-19, com a variante Ómicron. Porém, segundo o Vizela, "em momento nenhum" solicitou o adiamento do jogo da jornada 13 da I Liga.

A+ / A-

O Vizela confirmou, esta quinta-feira, o adiamento da receção ao Belenenses SAD, a contar para a 13.ª jornada do campeonato.

Em comunicado no site oficial, o Vizela informa que o encontro, que estava marcado para segunda-feira, às 20h15, foi adiado por "indicação expressa", da delegada de Saúde coordenadora do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Lisboa Ocidental e Oeiras Médica de Saúde Pública, "de que todos os elementos da Belenenses SAD estão em isolamento profilático no domicilio entre o dia 27/11/2021 e 10/12/2021".

O Belenenses SAD tem 19 casos confirmados de Covid-19, com a nova variante Ómicron. No total, estão 79 pessoas do clube a cumprir isolamento profilático, sem contar com as famílias dos infetados.

Há ainda mais cinco casos positivos à Covid-19 na estrutura que estão em análise para perceber se são também casos da nova variante.

Entre as pessoas infetadas com Covid-19, doze são futebolistas, dois pertencem ao departamento médico, três pertencem à equipa técnica, um integra a equipa técnica de sub-23 e duas fazem parte do "staff".

Vizela questiona processo de adiamento


O processo de adiamento do jogo com o Belenenses SAD "levanta muitas dúvidas" ao Vizela, que lamenta "o facto de, em momento nenhum", o Belenenses SAD o ter contactado, "formal ou informalmente", para pedir o adiamento do jogo "ou expressar qualquer tipo de constrangimento".

Os minhotos estranham a "determinação" da delegada de Saúde coordenadora e questionam a alteração de uma norma geral para o isolamento por testagem positiva, diferente do isolamento por contacto, "algo que sugere um lapso de interpretação ou aponta ao condicionamento da política sanitária em vigor até aqui".

O Vizela questiona, ainda, quantos dias ficarão em isolamento os jogadores de outros clubes que testaram positivo recentemente e exige "que se aplique a mesma medida a todos os casos, sem qualquer exceção que comprometa a seriedade da competição".

"Uma competição profissional entre sociedades/clubes com os mesmos direitos e deveres não deve navegar em determinações diferentes para situações idênticas, sob pena de não salvaguardar a verdade desportiva da mesma. Em resposta à Liga Portugal, esta sociedade solicitou este e outros esclarecimentos, mostrando-se colaborativa na medida do possível, sempre na defesa dos interesses da mesma e da justiça da competição, sem menosprezar a saúde pública", pode ler-se.

Belenenses SAD-Benfica não foi adiado


No sábado, o Belenenses SAD entrou em campo com apenas nove jogadores, dois deles guarda-redes, disponíveis para defrontar o Benfica, devido ao surto de Covid-19 que atingiu o plantel. O encontro foi suspenso no início da segunda parte, aos 48 minutos, depois de João Monteiro ter alegado lesão, deixando os azuis sem o número mínimo de futebolistas legalmente exigido para o desenrolar de um jogo (sete).

Na segunda-feira, o Belenenses SAD pediu a repetição do jogo com o Benfica, baseando-se no art. 45.º, n.º 4 do Regulamento de Competições, segundo o qual "quando o jogo tiver sido dado por findo pelo árbitro antes do termo do seu tempo regulamentar, o resultado que o mesmo registe não será homologado, sendo designado novo jogo pela Liga Portugal, salvo nos casos expressamente previstos nos regulamentos".

O Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol instaurou um processo disciplinar com "natureza urgente" ao Belenenses SAD, devido à insuficiência de jogadores que levou ao fim antecipado do jogo com o Benfica, de acordo com comunicado do organismo.

O próximo jogo da Belenenses SAD, marcado para a próxima segunda-feira com o Vizela, ainda não foi adiado pela Liga de Clubes.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+