Tempo
|
A+ / A-

Belenenses SAD denuncia "má-fé e falsidade" no relatório do delegado da Liga

29 nov, 2021 - 22:40 • Redação com Lusa

Segundo nota oficial do organismo que tutela o futebol profissional, o delegado da Liga propôs adiamento do jogo e os homólogos de Belenenses SAD e Benfica recusaram.

A+ / A-

O Belenenses SAD acusou, esta segunda-feira, o delegado da Liga Portugal de atingir “requintes de má-fé e falsidade indignos” no seu relatório sobre o jogo com o Benfica, relativo à 12.ª jornada da I Liga.

“O relatório do delegado é manipulado e atinge requintes de má-fé e de falsidade indignos da Liga Portugal, dos clubes associados da Liga e do futebol português”, escreveram os azuis, em comunicado, numa reação à nota oficial anterior da Liga, que alegou que os delegados das duas formações tinham recusado o adiamento do encontro de sábado.

O Belenenses SAD manifesta "intenção de reagir a este relatório mal fabricado com todos os meios previstos na lei", alegando que o documento "omite o que foi dito na reunião preparatória regulamentar".

“Na reunião preparatória do jogo, o CEO da Belenenses SAD, perante todos os presentes, disse que a realização do jogo era uma ‘vergonha’ [sic] e estava indignado, e lembrou que, na época de 2020/21, a Belenenses SAD dispôs-se a adiar o jogo com o Benfica devido ao número de casos de Covid-19”, pode ler-se no comunicado do Belenenses SAD.

Dizendo que o relatório do delegado da Liga "refere, todavia, algo que diz ter antecedido a reunião preparatória", os azuis dizem que “o que antecede a reunião preparatória não tem base regulamentar, nem valor jurídico”. De seguida, explicam a sua versão dos acontecimentos.

"Antes da reunião preparatória, não existiu qualquer reunião entre o delegado da Belenenses SAD, Nuno Almeida, o delegado do Benfica e o delegado da Liga. O delegado da Belenenses SAD nem sequer se encontrou com o delegado do Benfica. O delegado da Belenenses SAD teve uma conversa de circunstância com o delegado da Liga, sem nunca ter dito que ‘a hipótese de adiamento não se colocava’", expressam.

Todos sonegam responsabilidades


O Benfica também reiterou, esta segunda-feira, em comunicado, que "não foi parte ativa" na decisão de se ter jogado o encontro no Jamor, no sábado, e que entrou em campo "sob pena de ser penalizado".

A Liga fez uma participação disciplinar para o Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol, para averiguação de "eventuais responsabilidades" sobre o sucedido no Belenenses SAD-Benfica.

Em carta enviada à Liga, o Belenenses SAD solicitou a repetição do jogo, escudando-se no artigo 45.º do Regulamento das Competições, que aponta que "quando o jogo tiver sido dado por findo pelo árbitro antes do termo do seu tempo regulamentar, o resultado que o mesmo registe não será homologado, sendo designado novo jogo pela Liga Portugal, salvo nos casos expressamente previstos nos regulamentos".

No sábado, o Belenenses SAD entrou em campo com apenas nove jogadores, dois deles guarda-redes, disponíveis para defrontar o Benfica, devido a um surto de Covid-19 que atingiu o plantel. O encontro acabaria por ser interrompido no arranque da segunda parte, aos 48 minutos, depois de os azuis terem ficado sem o número mínimo de futebolistas legalmente exigido para o desenrolar de um jogo, sete.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+