Tempo
|
A+ / A-

Belenenses SAD volta a culpar a Liga por ir a jogo com o Benfica

28 nov, 2021 - 19:56 • Redação

Clube que joga no Jamor diz que tudo fez para evitar que a equipa fosse a jogo nas circunstâncias em que acabou por fazer.

A+ / A-

O Belenenses SAD volta a apontar baterias à Liga de Clubes, responsabilizando aquele organismo pela realização do jogo com o Benfica, que o clube do Jamor defende que nunca devia ter acontecido. Essa posição já expressa pelo presidente do clube Rui Pedro Soares, na noite de sábado, volta a ser reafirmada em comunicado.

"O adiamento do jogo de ontem - adiamento que considerávamos lógico e inevitável - entre a Belenenses SAD e o Sport Lisboa e Benfica inseria-se e insere-se plenamente, na esfera de responsabilidade da Liga Portugal", escrevem os azuis.

O mesmo clube refere ainda que na noite de sexta-feira, informou a Liga que tinha realizado testes antigénio internamente, na sequência de sintomas apresentados por alguns jogadores, nos quais 16 testaram positivo à Covid-19.

"Informámos também que a Direção Geral de Saúde (DGS) tinha solicitado a lista de contactos considerados de alto risco, classificado o ocorrido como “surto” e enviado uma lista de critérios genéricos de isolamento que teriam de ser escrupulosamente cumpridos. Acresce ainda que a DGS mostrou preocupação pelos riscos associados a uma nova variante, e decretou que fossem a realizados testes PCR a todos os que estavam em isolamento", avança o Belenenses SAD.

Na discrição do eventos que levaram à realização do jogo considerado como uma vergonha a nível internacional, o Belenenses SAD diz que às 12h00 horas de sábado, "o Presidente da Belenenses SAD informou através de uma conferência de imprensa que não solicitou o adiamento do jogo nem ao Benfica, nem à Liga".

Mas esclarece que "ficou eventualmente por esclarecer, que a Belenenses SAD entendia e entende que este adiamento não tinha que ser formalmente pedido pelas partes, uma vez que resultava de um problema de saúde pública".

Horas depois, às 14h34 , a Belenenses SAD, através do seu médico, informou formalmente a Liga da decisão da DGS de colocar 44 membros do nosso grupo de trabalho em isolamento. Ao contrário do que seria expectável a Liga não respondeu a este email e apenas enviou uma mensagem WhatsApp para o Presidente com uma lista de 8 jogadores que considerava aptos para ir a jogo.

"Informámos que um desses jogadores estava lesionado, e juntámos informação que o provava. Além disso, outro estava fora do país, por não ter tido autorização de entrada em Portugal, facto que também era do conhecimento da Liga. Feitas as contas, eram na verdade apenas 6 jogadores efetivamente disponíveis. Seis jogadores que foram considerados suficientes pela Liga para a mesma manter a realização do jogo", anuncia o clube.

A consequência, diz o Belenenses SAD, seria a falta de comparência e a consequente perda de pontos.

"Cerca das 19h00, na sequência do resultado dos testes PCR, que confirmaram 15 casos positivos, a DGS atualizou os contactos de risco e retirou três jogadores de isolamento. Nesse momento, a Belenenses SAD passou a dispor de nove jogadores para apresentar no jogo", recorda.

A Belenenses SAD continuava a entender que o jogo não podia realizar-se e lembrsa que solicitou imediatamente à Liga e ao Benfica o adiamento do encontro. "O Presidente do Benfica entendeu que naquele momento não era ao Benfica que competia o poder de adiar o jogo", explica.

Os azuis dizem que é importante recordar que, num contexto semelhante, "a Federação Portuguesa de Futebol decidiu o adiamento do jogo Sub-23 da BSAD marcado para esta manhã".

"É à Liga Portugal que cumpre salvaguardar a integridade da competição e a verdade desportiva. Além das considerações desportivas, graves, a situação médica de todas as pessoas da Belenenses SAD assumiu-se, para nós, como absolutamente prioritária", remata.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+