Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Liga Portugal

Pedro Proença saúda regresso total do público aos estádios

30 set, 2021 - 10:21 • Redação

Presidente da Liga assinala que "a responsabilidade individual é cada vez mais importante", para que não haja mais recuos.

A+ / A-

O presidente da Liga Portugal, Pedro Proença, congratulou-se com a autorização, concedida esta quinta-feira pela Direção-Geral de Saúde (DGS), do fim da limitação da lotação nos estádio de futebol.

"O dia pelo qual não nos cansámos de lutar, e no qual nunca deixámos de acreditar, chegou. É hora de abrirmos as portas dos estádios, sem limitações, a todos os adeptos. A Liga Portugal trabalhou direta e incansavelmente com a Direção-Geral de Saúde, desde o último conselho de Ministro, para que este dia chegasse", escreveu Proença, em publicação na página oficial do Facebook, esta quinta-feira.

Proença assinala o "longo e trabalhoso caminho" percorrido para que, "com segurança e de forma gradual, houvesse um regresso à normalidade nas bancadas". Uma luta "de longos meses" das sociedades desportivas, que demostraram "enorme capacidade de resiliência e adaptação às inúmeras adversidades e que nunca deixaram de acreditar e trabalhar para provar que os estádios são lugares seguros".

"Sabemos, no entanto, que precisamos de ter bem presente que a pandemia ainda não terminou e a responsabilidade individual é cada vez mais importante. Temos a certeza de que, nessa altura, os nossos adeptos darão mais uma vez o exemplo e tudo correrá pelo melhor", lê-se.

DGS abre a porta à lotação máxima dos estádios


Num parecer técnico assinado pela diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, a DGS atualizou as orientações para lotação e medidas a adotar em recintos desportivos em ambiente fechado e em ambiente aberto.

No tópico sobre as recomendações específicas para o público, a DGS adianta que, doravante, "a ocupação dos lugares sentados pode ser em conformidade com a capacidade total licenciada do recinto".

Existem algumas restrições, no entanto. É sempre obrigatória a apresentação de certificado digital Covid-19 em vigor na União Europeia, assim como a utilização de máscara facial em permanência.

O campeonato arrancou com um máximo de 33% de lotação nos estádios. A 26 de agosto, face à evolução favorável da situação epidémica e da vacinação contra a Covid-19, a DGS alargou o limite para 50%.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+