Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Mundial 2030

Rio diz que "é racional" a candidatura conjunta para Mundial de futebol de 2030

04 jun, 2021 - 18:37 • Lusa

A candidatura ibérica tem recolhido apoios políticos de ambos os lados da fronteira.

A+ / A-

O presidente do PSD, Rui Rio, considerou esta sexta-feira que "é racional" uma candidatura conjunta de Portugal e Espanha ao Mundial de futebol de 2030, observando que seria uma forma de "rentabilizar" os 10 estádios construídos em 2004.

"Entendo que Portugal, a propósito do Euro 2004, construiu a meu ver, na altura, mal e continuo a dizer mal, um país sozinho construir sozinho 10 estádios de futebol para um campeonato que dura três semanas foi um erro brutal, que deu cabo das finanças públicas do país, e hoje temos muitos desses estádios onde quase não há jogos de futebol como sabemos", apontou Rui Rio.

E acrescentou: "Uma vez que o fizemos, devemos procurar rentabilizar. E, portanto, fazer uma candidatura, não sozinhos, mas em conjunto com a Espanha, quando já dispomos do grosso das infraestruturas, isso aí já me parece racional, no sentido até de minorar o erro que cometemos em 2004".

Portugal e Espanha apresentaram oficialmente hoje a "candidatura Ibérica" ao campeonato do mundo de futebol de 2030, numa cerimónia com a presença dos chefes de Estado e de Governo dos dois países, assim como dos presidentes das federações de futebol, Fernando Gomes e Luís Rubiales.

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) e a Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF) anunciaram em junho de 2019 que iriam estudar a possibilidade de "uma candidatura conjunta para a organização do Campeonato do Mundo de 2030".

As duas federações assinaram em outubro passado um protocolo de colaboração com vista a "impulsionar" essa candidatura conjunta.

Nessa altura, o Governo português, através do secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo, afirmou que via "com muito bons olhos e acolhe muito entusiasticamente a parceria" entre as duas federações.

A ideia da candidatura conjunta nasceu em novembro de 2018, quando o primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, uma proposta para uma candidatura de três países, Espanha, Marrocos e Portugal.

Posteriormente, Marrocos saiu do projeto que ficou limitado a Espanha e Portugal.

A escolha do país, ou países, responsáveis pela organização do Campeonato do Mundo de 2030 será decidida em 2024.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+