Tempo
|
A+ / A-

I Liga

Última jornada do campeonato terá público nos estádios

12 mai, 2021 - 12:45 • Redação

Estádios terão 10% da sua capacidade autorizada. Teste negativo é obrigatório para a entrada nos recintos.

A+ / A-

A última jornada da I Liga terá público nas bancadas, anunciou a Liga de Clubes em comunicado.

"Os jogos da última jornada da I Liga vão ter público nas bancadas, sendo autorizada a presença de 10% da lotação dos estádios", pode ler-se na nota oficial da Liga.

O acesso aos estádios será exclusivamente destinado aos adeptos dos clubes visitados que devem apresentar, à entrada do recinto, o resultado negativo de um teste rápido para a Covid-19.

O regresso vai contra a afirmação de António Costa, primeiro-ministro, que afirmou recentemente que os estádios deveriam manter-se sem adeptos até ao final da época.

Os clubes devem seguir as orientações que foram aplicadas nos testes-piloto já realizados. A decisão foi tomada depois de várias reuniões da Liga Portugal e da Federação Portuguesa de Futebol com as autoridades de saúde pública e o governo, e que se intensificaram nas últimas semanas.

Nesse sentido, na última jornada, o Sporting, que é já campeão nacional, recebe o Marítimo, e terá cerca de cinco mil espectadores. O FC Porto joga também em casa, contra a Belenenses SAD também com cerca de 5,2 mil adeptos. O Benfica jogará em casa do Vitória de Guimarães, mas sem adeptos, uma vez que o clube vitoriano cumpre castigo com jogos à porta fechada.

Uma temporada inteira sem adeptos

Os adeptos têm estado longe das bancadas desde março de 2020, quando foi suspensa toda a prática de desporto em Portugal, incluindo o futebol profissional, com a entrada em vigor do primeiro estado de emergência.

Na Região Autónoma dos Açores, chegou a haver eventos desportivos, nomeadamente jogos do Santa Clara, com público, contudo tal não se repetia no continente, nem na Madeira. Em outubro, houve três jogos-piloto e dois desafios da seleção portuguesa de futebol com presença de adeptos, como teste, e o FC Porto recebeu público num encontro da Liga dos Campeões. Porém, a segunda vaga da pandemia do novo coronavírus deitou quaisquer planos de retoma da assistência por terra.

A 27 de fevereiro e 13 de março, o Santa Clara recebeu Paços de Ferreira e Portimonense, respetivamente, com adeptos nas bancadas, em virtude das medidas impostas nos Açores. Foi a primeira e última vez que se viu tal coisa em 2021. Quando o número de casos de Covid-19 no arquipélago voltou a crescer, o Estádio São Miguel voltou a estar fechado ao público.

A decisão surge depois da festa do campeonato do Sporting, quando dezenas de milhares de pessoas celebraram sem distanciamento, e muitas sem máscara, a conquista do Sporting, apesar do atual estado de calamidade. Milhares estiveram reunidos no exterior de Alvalade, com o estádio vazio durante o jogo com o Boavista.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Ivo Pestana
    12 mai, 2021 Funchal 17:17
    Agora no fim, obrigado. A DGS que vá ver os jogos.

Destaques V+