Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Um clássico diferente entre Benfica e FC Porto

06 mai, 2021 - 09:04 • Redação

Luta direta pelo segundo lugar, na Luz. Porto ainda a pensar no título, sem Corona, mas com Sérgio Conceição no banco. Jesus volta ao 3x4x3 e conta com Darwin e Taraabt. Artur Soares Dias apita para o início do clássico às 18h30. Relato na Renascença e acompanhamento ao minuto em rr.sapo.pt.

A+ / A-

Hoje é dia de clássico entre Benfica e FC Porto, mas o contexto do jogo é bem diferente do que tem sido habitual nos últimos anos. Águias e dragões não estão na luta direta pelo título, mas, por agora, na luta direta pelo segundo lugar.

O Benfica, com quatro jogos por disputar no campeonato e depois da vitória do Sporting em Vila do Conde, já não pode ser campeão. O FC Porto ainda tem possibilidades de chegar ao título. Está a nove pontos do líder, tem vantagem no confronto direto e, em caso de vitória na Luz, esta noite, repõe a diferença de seis pontos, com três jogos até ao fim.

Os campeões nacionais têm quatro pontos de vantagem sobre o Benfica e um triunfo no clássico deixaria a lutar pela segunda posição, que confere acesso direto à fase de grupos da Liga dos Campeões, praticamente resolvida. Uma vitória dos encarnados fixa a diferença em apenas um ponto e um empate deixa tudo em aberto, mas com clara vantagem para os dragões.

Em caso de vitória do Benfica, ou empate, o Sporting fica com caminho aberto para o título.

FC Porto sem Corona. Darwin e Taraabt aptos no Benfica

Jesús Corona é o grande ausente do clássico desta quinta-feira. O mexicano sofreu lesão muscular no jogo com o Famalicão, no domingo, e não recuperou a tempo de viajar até à Luz.

Luis Díaz, como sugeriu Jorge Jesus, poderá render Corona no 11 de Sérgio Conceição, que poderá, por outro lado, fazer uma alteração de sistema tático. Se optar por jogar com três médios - Grujic, Sérgio Oliveira e Uribe -, o treinador poderá ter na frente Otávio, Marega e Taremi. Pepe está de regresso, depois de ter cumprido castigo no encontro com o Famalicão.

Do lado do Benfica, Darwin e Taraabt, que falharam Tondela devido a problemas físicos, estão de volta às opções, mas nenhum deverá ser titular. Jesus vai voltar a apostar no 3x4x3, com Otamendi e Weigl de regresso ao 11, depois de terem cumprido castigo na última jornada. Diogo Gonçalves deverá ocupar o lugar de Gilberto.

Onze provável do Benfica: Helton Leite, Lucas Veríssimo, Otamendi e Vertonghen; Diogo Gonçalves, Weigl, Pizzi e Grimaldo; Rafa, Everton Cebolinha e Seferovic.

Onze provável do FC Porto: Marchesín, Manafá, Mbemba, Pepe e Zaidu; Uribe, Sérgio Oliveira, Otávio e Luis Díaz; Marega e Taremi.

Sérgio Conceição no banco

O FC Porto contará com Sérgio Conceição a orientar a equipa no banco, depois de o Tribunal Arbitral do Desporto (TAD) ter deferido a providência cautelar interposta pelos dragões.

O treinador foi punido com 21 jogos de castigo pelo Conselho de Disciplina (CD), pela expulsão em Moreira de Cónegos, e ficou na bancada no jogo com o Famalicão, da jornada 30.

No entanto, a decisão do TAD suspende a decisão tomada pelo CD e Sérgio estará no banco, no Estádio da Luz.

Este será o terceiro o terceiro jogos entre Benfica e FC Porto, esta temporada. Na primeira volta, no Dragão, registou-se um empate a uma bola. As equipas defrontaram-se, em dezembro, na decisão da Supertaça, com vitória do FC Porto, por 2-0.

O clássico, a contar para ronda 31 da I Liga, tem início marcado para as 18h30. Artur Soares Dias é o árbitro nomeado e João Pinheiro é o VAR do clássico. O jogo tem relato na Renascença e acompanhamento ao minuto em rr.sapo.pt.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+