Tempo
|
A+ / A-

Autarcas de Évora exigem suspensão dos campeonatos distritais de futebol

07 jan, 2021 - 11:51 • Lusa

Distrito renfrenta "escalada sem precedentes do número de casos de covid-19". Presidente da Associação de Futebol deverá reunir os clubes para tomar uma decisão.

A+ / A-

Sete presidentes de câmaras municipais exigiram a suspensão urgente dos campeonatos distritais organizados pela Associação de Futebol de Évora (AFE), durante este mês, devido à "escalada sem precedentes" de casos do novo coronavírus na região.

A exigência consta de uma carta, a que a agência Lusa teve esta quinta-feira acesso, subscrita pelos autarcas de Alandroal, Mourão, Portel, Redondo, Reguengos de Monsaraz, Vendas Novas e Viana do Alentejo e enviada por correio eletrónico à AFE.

Contactado pela Lusa, o presidente da Associação de Futebol de Évora, António Pereira, confirmou a receção da carta e indicou que vai reunir esta tarde a sua direção para tomar uma decisão sobre o assunto.

O responsável adiantou, no entanto, que "o mais provável" é que os clubes filiados na AFE, que "são os donos da associação", sejam convocados para uma reunião onde será discutida e votada a suspensão dos campeonatos distritais.

"Não há clima segurança" para se jogar

Na carta, os sete autarcas assinalam que se verifica no distrito de Évora "uma escalada sem precedentes do número de casos de covid-19", e alertam que, devido ao Natal e ano novo, "é expectável" que a situação continue durante este mês.

"A maioria dos concelhos do distrito já apresentam um grau de risco entre o elevado e o extremamente elevado", realçam, considerando que "as medidas adotadas pelos municípios só serão eficientes se obtiverem uma transversalidade total nas comunidades".

Segundo os presidentes de câmaras subscritores do documento, existem "vários atletas, treinadores, dirigentes e respetivas famílias com casos de covid-19", pelo que "não está criado um clima de segurança" que permita manter as competições desportivas.

"Foram contactados os clubes desportivos das nossas áreas territoriais" para se pronunciarem sobre o assunto e os mesmos mostraram-se "favoráveis" à suspensão temporária dos campeonatos, acrescentam.

Os sete autarcas pediram um parecer ao delegado de Saúde Pública distrital, a que a Lusa também teve acesso, no qual o responsável considera que "as movimentações de grupos de atletas e de público, os contactos daí resultantes e os associados à prática da modalidade constituem fator de risco que é conveniente evitar".

A pandemia de covid-19 provocou pelo menos 1.869.674 mortos resultantes de mais de 86,3 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Portugal contabiliza pelo menos 7.377 mortos associados à covid-19 em 446.606 casos confirmados de infeção, segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde (DGS).

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+