03 jan, 2021 - 12:30 • Redação
O encontro entre Alverca e o União Futebol Clube de Almeirim, referente à Série F do Campeonato de Portugal, foi interrompido ao minuto 27, este domingo, depois de Alex Apolinário, médio brasileiro de 24 anos, ter perdido os sentidos em campo.
O atleta sofreu uma paragem cardiorrespiratória e caiu junto ao círculo central, tendo os jogadores alertado de imediato o árbitro, que interrompeu a partida. Mais tarde, o juiz de campo entendeu não haver condições retomar o encontro.
O jogador foi transportado para o hospital de Vila Franca de Xira, depois de assistido no recinto. Segundo Luís Trincalhetas, da direção do Alverca, deu conta à Renascença, Alex Apolinário chegou ao hospital já com o pulso estabilizado.
"Ele foi para o hospital depois de estar cerca de uma hora a ser assistido. Aparentemente, foi estabilizado para hospital. Agora, estamos à espera. As próximas 48 horas vão ser decisivas. A informação que eu tenho é que ele foi com o pulso estabilizado para o hospital", explicou.
Luís Trincalhetas confirma que o jogador sofreu uma paragem cardiorrespiratória e que "foi reanimado algumas vezes" antes de estabilizar. Informação atestada pelo próprio Alverca, no Instagram, que adianta que o atleta "foi imediatamente atendido" pelos médicos do clube, "devidamente treinados, com desfibrilador".
"Logo após a roda de orações feita por todos presentes, ao centro do relvado em nosso estádio, Alex Apolinário teve sua situação estabilizada e foi removido, a critério dos socorristas, ao Hospital de Vila Franca de Xira para continuar com sua recuperação", lê-se.
O Alverca agradece aos bombeiros e à ambulância que "rapidamente chegaram ao relvado do estádio e assumiram o socorro" a Alex Apolinário. Também agradece a "solidariedade prestada por todos os atletas e staff" do Almeirim.
"Neste momento somos um só clube. O atleta do FC Alverca Alex Apolinário sofreu uma paragem cardíaca durante a partida desta manhã. Estamos a aguardar mais informações e todos nossos pensamentos estão nas melhoras do atleta, com seus familiares e amigos", escreveu o Almeirim nas redes sociais.
O Alverca garante desejar e orar "pela total reabilitação" do jogador.
Alex é um médio brasileiro de 24 anos, que cumpre a terceira época no Alverca. Não é um desconhecido, já que na última temporada apontou um golo na surpreendente vitória da equipa (2-0) frente ao Sporting, que eliminou os leões da Taça de Portugal.
[notícia atualizada às 14h33]