Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Clubes exigem regresso imediato de público aos estádios

30 set, 2020 - 15:34 • Redação

Os emblemas dos campeonatos profissionais assinaram um comunicado conjunto a exigir o fim "da discriminação do futebol em relação às demais atividades económicas".

A+ / A-

Os clubes de futebol profissionais, da I e II Liga, uniram-se para exigir, de forma conjunta, o regresso dos adeptos às bancadas dos estádios.

Em conjunto com a Liga de Clubes, os emblemas pretendem "veementemente reclamar pelo fim da discriminação do Futebol Profissional em relação às demais atividades económicas, solicitando que o regresso do público a todos os Estádios do Futebol Profissional aconteça de imediato".

"O futebol tem sido um exemplo na prevenção dos comportamentos de risco e na promoção dos bons comportamentos no combate à pandemia", pode ler-se na nota.

No comunicado, os clubes acreditam que, face ao comportamento que tiveram na prevenção da propagação da pandemia, "não reclamam o prémio correspondente, apenas exigem um tratamento paritário com as demais atividades, designadamente da área dos espetáculos não desportivos".

A saúde financeira dos clubes e a sustensabilidade das sociedades desportivas depende do regresso do público aos estádios.

"O futebol espetáculo depende da presença do público e a própria sustentabilidade das sociedades desportivas profissionais – empresas dispersas por todo o país e empregadores de referência nas suas comunidades – depende do regresso progressivo e cauteloso do público aos estádios", pode ler-se.

Os clubes recordam que os estádios foram vistoriados e estão preparados para receber adeptos nas bancadas: "O futebol profissional pretende que as autoridades de saúde aceitem o regresso imediato do público aos estádios de futebol pois cada um deles foi vistoriado e aprovado pelas autoridades de saúde e cumprirá escrupulosamente as regras que a saúde pública impõe".

O primeiro jogo com público nas bancadas será no próximo sábado, no Santa Clara-Gil Vicente, por decisão da autoridade de saúde dos Açores. Os próximos dois jogos da seleção terão também espectadores, como parte de um "projeto piloto" para o regresso dos adeptos.

"Vamos fazer estes dois projetos piloto. Vamos testar e experimentar para ver se resulta. Vamos ver o comportamento à chegada e saída e testar os circuitos. É um teste para perceber comportamento das pessoas. É uma evolução natural. Depois vamos ver, a avaliação será importantíssima. Não há conclusões antes dos projetos", explicou Graça Freitas, diretora-geral da Saúde.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+