Tempo
|
A+ / A-

​Governo espera adeptos nos estádios “nas próximas semanas”

21 set, 2020 - 15:31 • Redação

"A ideia é que, dentro de semanas, que o desporto tenha aquilo que está na sua natureza", afirma o secretário de Estado do Desporto.

A+ / A-

Veja também:


O secretário de Estado do Desporto espera que, “nas próximas semanas”, o público possa estar de regresso às bancadas dos estádios e de outros recintos desportivos de Portugal.

"Espero que sim, que seja nas próximas semanas. Obviamente, estamos sempre dependentes da evolução epidemiológica e da monitorização da evolução deste vírus, mas evidentemente, queremos criar condições", disse esta segunda-feira João Paulo Rebelo.

Em declarações à margem da apresentação da Volta a Portugal em bicicleta, o secretário de Estado garante que o Governo está a trabalhar para garantir o regresso dos adeptos com toda a segurança, mas vai depender da evolução da pandemia de Covid-19 e das autoridades de saúde.

"A ideia é que, dentro de semanas, que o desporto tenha aquilo que está na sua natureza", ter adeptos a apoiar as equipas nas bancadas, sublinhou.

Os campeonatos de futebol arrancaram sem público nas bancadas. A exceção é a região autónoma dos Açores, que permite adeptos nos recintos desportivos até 10% da lotação máxima. A medida não abrange os jogos do Santa Clara, que compete na I Liga de futebol.

A Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) tem um plano para testar o regresso dos adeptos aos estádios de forma faseada e gradual, revelou na semana passada o secretário-geral adjunto da Associação de Ligas Europeias (European Leagues).

Alberto Colombo explicou que o plano da LPFP, que já foi apresentado ao Governo, defende que seja experimentado o regresso dos adeptos, partindo de um número reduzido, nunca mais de 10% da capacidade dos recintos, para, depois, aumentar de forma gradual.

Vinte e nove clubes já abdicaram de competir no Campeonato de Portugal (CdP) e nas divisões distritais seniores em 2020/21, indica um levantamento efetuado pela Lusa junto das 22 associações de futebol (AF), até sexta-feira.

O boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS) aponta para mais oito mortos e 623 infetados com Covid-19.

No total, Portugal tem neste momento 21.544 casos ativos da doença (mais 475 do que nas últimas 24 horas). É o maior número de casos ativos dos últimos quatro meses, altura em que a DGS adotou uma mudança de critério na definição dos recuperados.

A Direção-Geral da Saúde (DGS) vai divulgar uma orientação a recomendar a utilização de máscaras ao ar livre, em sítios movimentados em que é mais difícil manter a distância física no atual cenário de pandemia de Covid-19, anunciou esta segunda-feira Graça Freitas.

MAPA DA COVID-19

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+