Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Clubes aprovam playoff e pode haver mais uma subida ou descida

28 jul, 2020 - 18:12 • Redação

Decisão semelhante à I Liga foi tomada esta terça-feira em reunião extraordinária.

A+ / A-

Os clubes profissionais aprovaram, em assembleia geral extraordinária, a introdução de um playoff (a duas mãos) entre o 16.º da I Liga e o terceiro classificado da II Liga na próxima temporada.

A decisão foi aprovada com 28 votos a favor, 4 abstenções e 18 contra.

O desenho é em tudo igual ao utilizado na Bundesliga e abre a porta a mais uma subida (ou descida).

"Nova" Taça da Liga

Os clubes aprovaram também, com 39 votos a favor, sete abstenções e dois votos contra, o novo formato para a Taça da Liga.

Vai ser disputada por apenas oito equipas: os seis primeiros classificados da I Liga (FC Porto, Benfica, Sp. Braga, Sporting, Rio Ave e Famalicão) e os dois primeiros da II Liga (Nacional e Farense).

Os oito emblemas vão defrontaram-se numa ronda inicial, a eliminar, disputada a apenas a uma mão. Os quartos-de-final vão ser disputados nos dias 15, 16 e 17 de dezembro.

O Sporting votou contra este modelo, mas a proposta foi ratificada pela maioria dos clubes presentes.

Na mesma reunião extraordinária foi também aprovada a manutenção da regra das cinco substituições num jogo, instituída no pós pandemia, com 19 votos a favor, 4 contra e 22 abstenções.

Novos castigos

Os clubes da I e II ligas decidiram igualmente enquadrar as ofensas de género e orientação sexual nos comportamentos discriminatórios, dirigidos a jogadores, treinadores e dirigentes, punidos pelos regulamentos.

Passa também a ser possível interditar uma parte ou setor do estádio, em vez de todo o recinto.

Os clubes aprovaram multas quatro vezes mais pesadas para os atrasos no início ou reatamento, após intervalo, das partidas das competições. Se se o atraso for considerado doloso, com a intenção de causar prejuízos a terceiros, os clubes serão sancionados com pena de derrota.

De todos os clubes que participam nos campeonatos profissionais, apenas o Desportivo das Aves não se fez representar nesta Assembleia Geral.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+