Tempo
|
A+ / A-

FPF cancela Campeonato de Portugal e todas competições seniores não profissionais

08 abr, 2020 - 15:36 • Ricardo Vieira , José Pedro Pinto , Sílvio Vieira Lusa

Federação vai comunicar "com a maior brevidade possível de que forma serão indicados os dois clubes que acedem à II Liga de futebol, bem como os representantes de Portugal na Liga dos Campeões de futebol feminino e de futsal masculino". UEFA esclarece à Renascença que não tem comentários a fazer à decisão da FPF, porque a posição do organismo diz respeito apenas às competições profissionais.

A+ / A-

Veja também:


Os campeonatos seniores não profissionais de futebol, como o Campeonato de Portugal e futsal da época 2019/20, foram esta quarta-feira cancelados pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF), devido à pandemia de Covid-19.

"A FPF entende que continuam a não estar reunidas as condições de saúde pública para que clubes com estruturas amadoras, como é próprio das provas em que participam, possam treinar e competir em segurança", lê-se no comunicado do organismo, que anunciou "dar por concluídas, sem vencedores, todas as suas competições seniores que se encontram nesta data suspensas, não sendo atribuídos títulos nem aplicado o regime de subidas e descidas".

Este cancelamento ocorre depois de os campeonatos de futebol e futsal dos escalões de formação terem tido o mesmo desfecho, numa decisão tomada em 27 de março último.

A FPF recorda que "vigora em Portugal o estado de emergência, pelo menos, até ao dia 17 de abril, sendo possível a sua prorrogação" e que "estas circunstâncias impedem o normal decurso das competições, sendo imprevisível antever quando e se tais condições de saúde pública estarão reunidas ainda durante esta época desportiva".

"A FPF analisará e comunicará com a maior brevidade possível de que forma serão indicados os dois clubes que acedem à II Liga de futebol, bem como os representantes de Portugal na Liga dos Campeões de futebol feminino e de futsal masculino. A FPF continuará a estudar com as associações distritais e regionais os moldes em que decorrerão as competições nacionais não profissionais na época 2020/21", remata o comunicado.

Após 20 jornadas, o Sporting liderava a Liga de futsal, com 55 pontos, mais dois do que o Benfica, enquanto Vizela, Arouca, Praiense e Olhanense lideravam as respetivas séries do Campeonato de Portugal, terceiro escalão, após 25 rondas.

No setor feminino, o Benfica e Sporting seguiam igualados com 42 pontos no primeiro lugar do campeonato de futebol, após 15 jornadas, enquanto as 'águias' lideravam isoladas a fase de apuramento de campeão em futsal.

As competições nacionais dos escalões de formação tinham sido suspensas por duas semanas, em 10 de março, dois dias antes de a FPF ter decidido suspender todas as competições, incluindo as seniores, que hoje foram canceladas.

UEFA não tem posição sobre decisão da FPF

A decisão de antecipar o fim dos campeonatos está também a ser ponderada pela Liga belga, que a 15 de abril anunciará se vai avançar com a proposta enviada aos clubes de encerrar já a temporada, atribuindo o título ao Club Brugge. Trata-se de um campeonato profissional e, tal como no futsal e futebol feminino em Portugal, a homologação da classificação terá influência nas competições internacionais, nomeadamente, Liga dos Campeões e Liga Europa.

A UEFA criticou a decisão dos belgas, considerando-a "prematura e injustificada". Em resposta à Renascença, a UEFA esclarece que no caso da decisão tomada pela FPF não tem comentários a fazer. O departamento de comunicação do organismo explica que "a posição conjunta da UEFA, da Associação das Ligas Europeias e da Associação dos Clubes Europeus diz respeito, apenas, às competições profissionais". "Nós esperamos que todas sejam terminadas", acrescenta, concretizando.

A UEFA adiou o Euro 2020 por um ano para dar margem às ligas nacionais para terminaram a temporada 2019/20. Numa primeira fase, houve um entendimento de que as ligas teriam até 3 de agosto para homologar classificações, mas, entretanto, foi esclarecido que não há ainda qualquer prazo definido.

As competições profissionais, I Liga e II Liga, continuam suspensas, após 24 das 34 jornadas, bem como a Taça de Portugal, que tem Benfica e FC Porto como finalistas.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia de covid-19, já infetou mais de 1,4 milhões de pessoas em todo o mundo, das quais morreram mais de 82 mil. Dos casos de infeção, cerca de 260 mil são considerados curados.

Depois de surgir na China, em dezembro, o surto espalhou-se por todo o mundo, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma situação de pandemia.

Em Portugal, segundo o balanço feito hoje pela Direção-Geral da Saúde (DGS), registaram-se 380 mortes e 13.141 casos de infeções confirmadas, dos quais 196 já recuperaram.

[Notícia atualizada às 17h08, com a resposta da UEFA ao pedido de esclarecimento da Renascença]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+