Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

O que diz a imprensa internacional sobre o "caso Marega"

17 fev, 2020 - 12:55 • Redação

O caso ocorrido este domingo, no jogo frente ao Vitória de Guimarães, corre na imprensa imprensa internacional. Vários jornais ressaltam este como "um feito sem precedentes no campeonato português".

A+ / A-

Os acontecimentos com Moussa Marega, ocorridos no jogo entre Vitória Sport Clube e Futebol Clube do Porto no domingo, estão na generalidade das páginas da imprensa desportiva e generalista internacional.

O avançado Moussa Marega abandonou o relvado após insultos racistas dos adeptos do Vitória de Guimarães, durante o jogo deste domingo a contar para a 21.ª jornada do campeonato.

Em Espanha, o desportivo "A Marca" define o episódio como um "dos mais vergonhosos da última época do futebol internacional" e como "um dos episódios mais 'negros' da história" do desporto português. Destacando as semelhanças entre casos, o jornal fez alusão ao ocorrido em 2006 com Samuel Eto´o, no estádio do Real Saragoça. Noutro texto, o caso é referido como um “escândalo” que tem provocado "indignação".

O "Mundo Deportivo" diz ser "um feito sem precedentes no campeonato português". Para o jornal, a vitória do Porto “foi ofuscada por outro incidente racista num estádio de futebol”.

Ainda na imprensa desportiva espanhola, o "As" salienta o caso como uma "vergonha mundial em Portugal em pleno século XXI". Mesmo assim, apesar de defender a atitude do jogador, explica-se que a "reação do futebolista do Porto não foi a mais exemplar", com gestos "obscenos" que foram travados por outros jogadores em campo.

No entanto, condena o árbitro da partida, que "em nenhum momento ameaçou suspender o jogo e o que restava do encontro foi celebrado sem mais incidentes".

“Quem distingue raças não é humano”. As reações nas redes sociais ao caso Marega
“Quem distingue raças não é humano”. As reações nas redes sociais ao caso Marega

Já o "El País", além de destacar as reações dos clubes e dos políticos portugueses, ressalta as declarações de André Ventura perante o sucedido. O jornal salienta que "todos os dirigentes de partidos políticos foram solidários com Marega, todos exceto o dirigente do Chega".

Em França, o "Le Figaro" salienta reações de futebolistas franceses ao sucedido, entre as quais a mensagem de que "o racismo não tem lugar em lado nenhum, muito menos em um campo de futebol". O "L'Équipe" salienta a "fúria louca" de Marega, depois de "ser vítima de insultos de caráter racista".

O italiano "La Gazzetta Dello Sport" apelida o caso de "escândalo", um "bruto episódio de racismo em Portugal". Já o alemão "Süddeutsche Zeitung" volta a ressaltar casos semelhantes ao de Marega, como o sucedido no final do ano passado com Mario Balotelli na liga italiana.

No Reino Unido, o "The Guardian" salienta que o jogador do FC Porto foi "aparentemente abusado racialmente durante a sua vitória por 2-1 contra o Vitória de Guimarães". Por sua vez, a BBC menciona declarações que salientam que acontecimentos como este são uma vergonha para o Futebol e para a dignidade humana”

O brasileiro "O Globo" diz que Marega "declarou guerra ao racismo após virar alvo de ofensas em Portugal". O portal destaca a substituição de Marega por Mustafá, "que também é negro", mesmo depois de "ofensas" ao primeiro jogador. O desportivo "Goal" destaca ainda a entrada de Portugal na "onda de atos racistas" que o futebol europeu tem sido alvo.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+